O Otimista inicia as festividades de quatro anos de sucesso com coquetel para convidados e lançamento do livro A Grande Beleza: Inspiração, de Pedro Ariel Santana, diretor da CasaCor. Ao Tapis Rouge, ele fala sobre a importância do design cearense para o evento
Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br
O aniversário é em novembro, mas as comemorações de quatro anos de sucesso do Grupo Otimista de Comunicação já começaram. O primeiro momento de celebração ocorre nesta terça-feira (17), a partir das 18h30, com coquetel para convidados no Lounge O Otimista da CasaCor Ceará 2023 e o lançamento do livro A Grande Beleza: Inspiração, de Pedro Ariel Santana, que celebra o legado visual da CasaCor.

Como diretor de Relacionamento e Conteúdo do maior evento de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina, Pedro Ariel tem muito a dizer sobre a beleza de nosso design. E a nova edição da série de livros A Grande Beleza mostra isso, com imagens minuciosas que capturam espaços e ambientes icônicos de suas viagens pelas mostras, especialmente pela América Latina.
Ao Tapis Rouge, Pedro diz que a ideia do projeto surgiu em 2016, enquanto fotografava ambientes da CasaCor por todo o País. Mas seus registros não se ativeram apenas ao evento. “Acho que 70, 80% do livro são imagens das mostras CasaCor, mas eu introduzo também [o Salão do Móvel de] Milão, porque é uma referência para nós. E outras imagens de exposição de arte de jardins de viagens”, explica.
A singularidade desta edição reside na atenção dedicada aos detalhes, desvendando o imperceptível. O livro se propõe a “fazer algo nascer no coração, no espírito, no pensamento”, como explica Pedro Ariel. “Inspirar tem dois significados. O primeiro é o ato ou efeito de fazer entrar ar nos pulmões. O segundo é figurado e significa fazer algo nascer no coração, no espírito, no pensamento. Por isso essa edição traz ângulos mais fechados, com objetos instigantes, arranjos especiais e obras de arte de tirar o fôlego para mexer com os sentidos”, afirma.
Fortaleza será a primeira cidade a receber o lançamento do livro, que ainda passa por Recife, Tiradentes (MG), São Paulo, Brasília e Florianópolis. “Eu tenho um carinho especial pela CasaCor Ceará, pelos arquitetos cearenses e pelo povo cearense. Eu falo que tenho amigos no Brasil inteiro, mas o cearense tem um lugar especial no meu coração. É que eu me sinto muito bem cercado de pessoas queridas”, diz Pedro Ariel, revelando também seu apreço pela arte cearense.
“A CasaCor do Ceará é a mais alegre e reflete essa atmosfera solar, né? Do sol de Fortaleza. Traz um astral muito bom para o Brasil. E isso se reflete na cultura do lugar, desde o artesanato, das rendeiras, da palha de carnaúba, mas também nos ambientes. Acho que é uma das CasaCor mais ousadas”, afirma.
25 anos de inovação
A CasaCor Ceará recebe anualmente renomados arquitetos, decoradores e paisagistas que se unem para apresentar suas criações inovadoras. A edição de 2023 marca o 25º ano da CasaCor em nosso estado.
…e quatro anos de bom jornalismo
Em tempos de fake news e notícias que nos tiram do eixo, o Grupo Otimista de Comunicação tem como objetivo ser diferente e ousado: com uma cara leve, busca trazer o bom jornalismo com informação de qualidade e de forma otimista. A comemoração ocorre durante todo o mês de novembro, ressaltando a economia criativa e sustentável, presente em projetos como a CasaCor e tantos outros que mostram a nova cara do Ceará.
Serviço
Início das comemorações de quatro anos do Grupo Otimista de Comunicação e Lançamento do livro A Grande Beleza: Inspiração, de Pedro Ariel Santana
Terça-feira, 17 de outubro, às 18h30
Na CasaCor Ceará. Rua Tibúrcio Cavalcante, 607, Meireles
Mais informações no site casacor.abril.com.br e Instagram @casacorceara


















