O 35º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema será realizado em Fortaleza de 20 a 26 de setembro de 2025, com programação gratuita no Cineteatro São Luiz, no Cinema do Dragão e no Hotel Sonata de Iracema. A atriz Mariana Ximenes será homenageada na solenidade de abertura, quando receberá o Troféu Eusélio Oliveira pelo conjunto de sua carreira no cinema e na dramaturgia.
A cerimônia terá início às 18h30, no Cineteatro São Luiz, e contará também com a exibição do curta “Cada um na sua tomada”, produzido por crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Fortaleza dentro do projeto Compartilha Animação, que promove formação audiovisual. Na sequência, será exibido o longa “Gravidade”, de Leo Tabosa, em première mundial, abrindo a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem.
Ao todo, o festival exibirá 13 longas e 29 curtas-metragens distribuídos nas mostras competitivas Ibero-americana, Brasileira e Olhar do Ceará, além de sessões especiais e 14 debates. Entre os destaques estão produções brasileiras e internacionais que concorrem ao Troféu Mucuripe em categorias como Direção, Atuação, Roteiro e Fotografia. O Melhor Longa da Mostra Ibero-americana receberá ainda um prêmio de R$ 40 mil para distribuição no Brasil.
A programação traz também exibições especiais de títulos que circularam em festivais internacionais, como “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, e “Para Vigo Me Voy!”, de Lírio Ferreira e Karen Harley, além do cearense “Morte e Vida Madalena”, de Guto Parente, no encerramento. Os ingressos para as sessões serão distribuídos gratuitamente pelo Sympla, no caso do Cineteatro São Luiz, e na bilheteria do Cinema do Dragão, uma hora antes de cada exibição.