
Conversamos com o arquiteto Lucas Novais, que assina o projeto da Casa dos Ventos, empresa focada em energia sustentável que é a maior desenvolvedora de projetos de geração através de fontes renováveis do Brasil, localizada no BS Design, em Fortaleza.
Sobre o projeto, o arquiteto conta:
“O projeto da Casa dos Ventos começa com uma peculiaridade: é um projeto de expansão de um escritório já implantado e projetado também pelo nosso escritório 1 ano e meio antes. Isso gerou um desafio ainda maior no que se refere a conexão física e estética dos dois projetos. O projeto de expansão lida com a necessidade de comportar ainda mais colaboradores e também três diretores, sempre dentro da mesma filosofia da empresa de não “hierarquizar” as estações de trabalho em salas fechadas ou particulares. O grande espaço central, onde se tem a melhor qualidade de iluminação natural, engloba todo staff, que por sua vez está conectado com uma recepção bem minimalista, prática e integrada. Esse projeto conta ainda com duas salas de reunião e uma copa, que, nessa expansão, virou protagonista, pois centraliza toda a demanda das duas salas, além de esteticamente se incorporar com a área de descompressão que liga os dois escritórios de uma maneira bem destacada e, porque não, descontraída.”
Lucas nos conta ainda sobre as principais inspirações do projeto da Casa dos Ventos:
“A Casa dos Ventos é uma empresa que cresce anualmente em ritmo acelerado desde o seu início. Nesse mesmo ritmo, a empresa também conta com níveis de padronização e formatação já incorporados nos seus escritórios. Alguns elementos básicos respeitam materiais e cores da empresa e da sua sede em São Paulo, porém, nos escritórios operacionais em Fortaleza, buscamos incorporar ainda mais o aspecto estético da tecnologia através de uma leitura minimalista branca, o que faz menção direta a um símbolo do trabalho da empresa: o gerador eólico. Tivemos a ideia também de incorporar elementos bem naturais para contrastar diretamente com essa pureza do branco, como a pedra hijau rústica e as texturas amadeiradas, fazendo a alusão dos componentes ligados a natureza.”

Presente nos principais projetos corporativos de Fortaleza e de todo o Ceará, o mobiliário escolhido pelo arquiteto tem a curadoria da DESCO Mobiliário Inteligente, nova marca da Desconexo Design, que já nasce com 10 anos de excelência em mobiliário corporativo, como menciona o projetista:
“O mobiliário corporativo foi escolhido na Desco por dois motivos resumidamente: o grande sucesso na entrega do primeiro escritório em 2019, e também oferta de produtos que incorporam todo o conceito do projeto. Empresas como a Casa dos Ventos procuram parceiros que pensam além do óbvio e buscam sempre soluções. Com certeza a Desco traz isso com si e contribui e continuará contribuindo muito com essa parceira com a Casa dos Ventos, renovada a pouco tempo para o terceiro projeto.”
O arquiteto nos conta ainda sobre sua carreira:
“Lembro que na época de decidir minha carreira no vestibular coloquei, como segunda opção, a faculdade de Administração, o que aparentemente não tem muito a ver com a habilidades naturais dos arquitetos. Mal sabia ali que meu destino seria exatamente atuar nas duas áreas. Em 2012, fundei, junto com meu amigo e colega de profissão Alysson, a Moveria, loja de móveis planejados, que conta com uma loja a mais de quatro anos vizinha a Desconexo na Praça Portugal. Além disso, no final de 2020, como consequência do crescimento da Moveria, fundamos em sociedade com um grande grupo do setor de móveis do Sul, uma nova indústria de móveis sob medida para atender lojistas do Norte e Nordeste: a Mowig. Além da paixão pela arquitetura, que aprendi a admirar e gostar desde pequeno com meu pai em casa, o gosto por gestão foi uma nova paixão que descobri em mim nos últimos anos”.
Sobre o arquiteto
Formação acadêmica e profissional: Lucas Novais é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará, em 2016, mas já trabalhava no escritório Marcus Novais Arquitetura desde 2008, quando entrou na faculdade. Apesar de ter uma formação de excelência com um corpo de professores de alto nível, sempre focou muito sua formação dentro do dia-a-dia do escritório. Fez questão de passar por todos os cargos, à medida que ganhava conhecimento para tal. Em torno de 2017, tornou-se sócio da MN Arquitetura e assumiu o papel de Gerente de Sala Técnica.
E em 2019, a MN Arquitetura fez um movimento muito importante, depois de quase 30 anos de história. Em coincidência com o que fez a Desconexo, a MN abriu uma nova divisão de operações especializada em projetos Corporativos e Empreendimentos: a MN CORP. Liderada por Lucas, essa estrutura já engloba ainda mais parcerias com construtoras, incorporadoras, empresas e hotéis no Ceará e em outros estados. O crescimento nesses setores foi e está sendo muito relevante nos últimos anos e a MN segue no mesmo ritmo.


























