O empresário do ramo de pedras e mineração Ricardo Cavalcante assumiu a presidência da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, FIEC, na quinta-feira, 19, em solenidade no La Maison Coliseum para cerca de 1,5 mil pessoas. O novo presidente integrava a gestão anterior, como diretor administrativo, e também preside o Conselho Deliberativo do Sebrae.

Cavalcante afirmou em seu discurso que “O Sistema Fiec estará junto de todos aqueles comprometidos com a redução das desigualdades regionais” e que a instuição passará a ter ações específicas para cada região do Ceará, elaboradas levando em consideração as especificidades de cada uma.

No seu discurso de despedida, o presidente anterior, Beto Studart, agradeceu diferentes atores que contribuíram para o sucesso da sua gestão e relembrou momentos cruciais dos últimos cinco anos, como os reconhecimentos com a Medalha Ivens Dias Branco e com o troféu Sereia de Ouro. “Como presidente da FIEC, descobri que o poder é efêmero, é ilusório, e o que importa de fato é sonhar, viver e todo dia agradecer. Gratidão é o segredo de tudo. Tanto pelas coisas boas, quanto pelas que nos serviram de lição”, afirmou.

Beto também afirmou que Ricardo Cavalcante foi um dos responsáveis pela articulação que levou a sua vitória em 2014 e que o novo presidente é “um amigo e um aliado de grande valor”.

Participaram da solenidade no  o governador do Ceará, Camilo Santana; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto; o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade, que leu o termo de posse, e diversos empresários e gestores públicos.

Fotografia: Beatriz Bley