O cantor e compositor Raimundo Fagner completa 72 anos nesta quarta e quem ganha presente são seus fãs, com uma programação híbrida que se estende ao longo do dia em Fortaleza, Eusébio, Solonópole e Iguatu

Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br

Um dos maiores artistas da Música Popular Brasileira (MPB), o cantor e compositor Raimundo Fagner comemora 72 anos na próxima quarta-feira (13) e será devidamente homenageado pela data. A Fundação Raimundo Fagner (FRFagner) preparou uma programação especial, realizada por meio do projeto pedagógico “Aprendendo com Arte”.

A programação híbrida, que ocorre ao longo do dia, contempla Fortaleza, Eusébio, Iguatu e Solonópole. A partir das 9 horas,  o escritor Ricardo Magalhães – do programa “Pensamentos Mágicos”, realiza uma manhã de autógrafos na sede da FRFagner, que fica na capital cearense.

No período da tarde, às 14 horas, as atividades seguem em uma escola do Eusébio, com a realização da aula-show “O importante papel da música na Educação” e a construção do espetáculo virtual “Fagner In Concert”, que será apresentado às 19 horas, através do canal do YouTube da fundação. Esse mesmo concerto será conferido pelos moradores de Iguatu e Solonópole, de forma presencial, com a orquestra da FRFagner.

De acordo com Anderson Mendes, coordenador pedagógico da fundação em Fortaleza, a ideia inicial desta ação surgiu ainda em 2019, quando a instituição apresentou o espetáculo cênico musical “Fagner”, em homenagem aos 70 anos do cantor. “Foi um ano bem intenso e de muito estudo, junto aos educandos e à equipe da FRFagner. Fizemos um verdadeiro mergulho na imensa obra, para que pudéssemos contar essa belíssima história na visão das crianças”.

Anderson diz que a escolha do repertório foi o maior desafio. ”Diante de tantos sucessos, como escolher aqueles que mais marcaram e que pudessem traduzir-se em notas e melodias um história de vida tão repleta de realizações? Com o desafio em mãos, conseguimos apresentar o espetáculo no Cine Teatro São Luiz, com plateia lotada”, lembra ele.

Ainda de acordo com ele, em 2021 esse desejo veio à tona novamente, porém o desafio era trazer toda a atmosfera da homenagem de forma virtual. “Nasce assim o espetáculo ‘Fagner In Concert’, com o mesmo desejo de homenagear, porém trazendo uma linguagem audiovisual e, claro, a alegria e ludicidade das crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Aprendendo com Arte, na Fundação Raimundo Fagner”.

“E com o mesmo entusiasmo e munidos da satisfação de homenagear esse artista que faz a diferença na vida dos fãs e das famílias atendidas pelo projeto social, apresentamos esse trabalho construído com muito carinho para trazer essa homenagem mais que merecida”, acrescenta o coordenador da fundação.

Para Anderson, o cantor e compositor Raimundo Fagner é um ícone da cultura nordestina e brasileira. “Suas canções levam a poesia para a boca do povo, com qualidade musical e compromisso com a arte. Seu trabalho também fala do povo do Nordeste, revelando assim, também, seu compromisso social, sempre respeitando suas raízes, seus valores e sua verdade”.

Ele avalia que a Música Popular Brasileira tem no artista um imenso legado de interpretação e composição, que contam a história de um tempo e de uma arte viva em todas as suas dimensões: estética, musical e linguística. “Onde a poesia ganha cor, forma e som na interpretação de uma voz única que enche nossa cultura de orgulho. A ele, todas as nossas homenagens”.

Serviço:
Homenagem aos 72 anos do cantor e compositor cearense Raimundo Fagner
Nesta quarta (13)
A partir de 9 horas
Sede da Fundação Raimundo Fagner (Fortaleza), em Solonópole, Iguatu e Eusébio, e no YouTube