O Jornal O Otimista venceu a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo nas categorias texto e fotojornalismo, pela reportagem “Negócios na pandemia: a força das micro e pequenas empresas no Brasil”. O material, feito pelo repórter Glauber Sobral e editado pelo editor de Economia, Raone Saraiva, foi publicado no dia 25 de agosto deste ano. A imagem vencedora foi feita pelo repórter fotográfico Edimar Soares.

Confira reportagem premiada: Negócios na pandemia: a força das micro e pequenas empresas no Brasil

A solenidade de premiação será nesta sexta-feira, 26, na sede do Sebrae Ceará, em Fortaleza. O Prêmio Sebrae de Jornalismo é uma iniciativa do Sebrae Nacional, em parceria com as unidades estaduais do Sebrae, que tem o objetivo de premiar os melhores trabalhos jornalísticos com temáticas que englobam o universo dos pequenos negócios: empreendedorismo, produtividade e competitividade, inovação e startups, inclusão produtiva e sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação e acesso a crédito.

Para Carlos Viana, articulador da Unidade de Comunicação Corporativa e Eventos do Sebrae Ceará e gestor da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, a premiação é um reconhecimento ao trabalho dos profissionais de imprensa que ajudam a mostrar no dia a dia como o empreendedorismo é capaz de transformar vidas em todo o Ceará.

Categorias

Nesta edição, o Prêmio foi dividido em quatro categorias: vídeo, áudio, texto e foto. Os trabalhos inscritos foram avaliados por um júri composto por: Reginaldo Lôbo, assessor técnico da diretoria técnica do Sebrae Ceará; Salomão de Castro, presidente da Associação Cearense de Imprensa e Rafael Mesquita, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará.

Vencedores

Na categoria Texto, o primeiro lugar ficou com o trabalho “Negócios na pandemia: a força das micro e pequenas empresas no Brasil”, do Jornal O Otimista, representado pelo jornalista Antonio Glauber Elias de Sousa.

Na categoria Vídeo, o primeiro lugar ficou com o trabalho “Projeto “Do Chão Maciço” incentiva mulheres do sertão do Ceará a produzir e a criar na Pandemia”, da TV Verdes Mares, representado pela jornalista Wanyffer Monteiro.

Na categoria Áudio, o primeiro lugar ficou com o trabalho “Comércio na Pandemia”, da Rádio Verdes Mares, representada pela jornalista Lyana Ribeiro.

Na categoria Fotojornalismo, o primeiro lugar ficou com o trabalho “Negócios na pandemia: a força das micro e pequenas empresas no Brasil”, do Jornal O Otimista, representado pelo fotojornalista Edimar Soares.

Premiação

O primeiro lugar de cada categoria vai receber troféu, certificado e premiação em dinheiro. Os demais participantes receberão diploma de participação. Já os integrantes do júri receberão diploma alusivo à sua contribuição na avaliação dos trabalhos.

Após vencer na etapa estadual, os jornalistas concorrem agora na etapa regional, que não terá premiação, mas credencia os vencedores para a disputa da premiação na etapa nacional.