Com 36 montagens em seu currículo, coletivo ainda prepara mais programações para marcar e homenagear sua trajetória ao longo destes anos

Ator Sidney Malveira Em Cena Do Monólogo Nu
Ator Sidney Malveira Em Cena Do Monólogo Nu

Criado há 55 anos, o grupo teatral Teatro Novo representa parte do desenvolvimento das artes cênicas no Ceará. Em 2021, como forma de celebrar e registrar sua trajetória, o coletivo lança um livro histórico sobre seus trabalhos e atuações. 

Além da obra, o grupo também apresenta ao público seu site oficial. Na página na internet estão dispostos os trabalhos realizados pelo GTN, sua história, a agenda de apresentações, vídeos e fotos de performances. Esta é uma maneira de manter-se próximo ao público ainda neste período de distanciamento.

“Eles promoverão a divulgação do nosso Patrimônio Histórico Imaterial, bem como, a preservação de nossa memória cultural e a consolidação no cenário teatral cearense”, comenta Sidney Malveira, diretor do Teatro Novo, sobre os projetos recém-lançados. 

Em 1965, os fundadores foram o saudoso ator, diretor teatral, cenógrafo e autor cearense, Marcus Miranda; Aderbal Freire Filho; e a atriz Maria Luíza Moreira. Desde então, o Grupo Teatro Novo atua no Ceará e representa o estado em festivais dentro e fora do Brasil. 

Atualmente, o Grupo Teatro Novo é o segundo maior coletivo teatral do Ceará, atrás apenas do Comédia Cearense. Entre artistas, produtores e técnicos, mais de 150 profissionais já foram associados ao grupo neste período de atuação.

Relembrando a história do GTN por meio de afetos e memória, e agora registradas em livro, Sidney caracteriza o Teatro Novo ao afirmar que o grupo “está sempre inovando, renovando e preservando o nosso teatro cearense e todas essas personalidades que contribuíram para a história do teatro”. 

A obra “A Trajetória do Teatro Novo” pode ser encontrada nas versões física e digital. Malveira compõe a equipe de pesquisadores que produziram o livro, juntamente com Luciano Morais, Ricardo Guilherme e Drycca Freitas, que também assina a edição do livro. Com revisão de Sabrina Bezerra Félix, e diagramação e projeto gráfico por Alexandre Jales.

Seguindo este período, o Teatro Novo prevê comemorações de seus 55 anos ao longo de 2021. Estão sendo planejados bate-papos e mais atividades com os membros atuais do coletivo e expoentes das artes cênicas e do meio artístico cultural do Brasil.

Estas ações contam com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio do Edital de Patrimônio Cultural do Ceará Aldir Blanc da Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.

Serviço

Livro “A Trajetória do Teatro Novo” e site do Grupo Teatro Novo

Acesso: grupoteatronovo.com.br