Em celebração aos seis anos do O Otimista, Tapis Rouge estreia colunas de cultura pop e cinema nesta semana

O Tapis Rouge inicia dezembro trazendo o reforço de duas novas colunas semanais – ampliando a cobertura de cultura e entretenimento do suplemento. A partir desta semana, os jornalistas Émerson Maranhão e Danielber Noronha passam a assinar conteúdos dedicados, respectivamente, ao cinema e ao universo pop. Novidades reforçam a proposta da editoria de oferecer informação qualificada, olhar crítico e curadoria afiada

Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br

Em celebração aos seus seis anos de existência, o Grupo Otimista de Comunicação anuncia novo investimento em conteúdo exclusivo para o Tapis Rouge. A partir da quinta-feira (4), o suplemento dedicado à cultura, entretenimento e sociedade ganha o reforço de duas novas colunas semanais. A expansão será comandada por dois importantes nomes do veículo: Émerson Maranhão, diretor de jornalismo do Grupo, e Danielber Noronha, editor do Tapis Rouge. Às quintas, Noronha irá se dedicar aos acontecimentos e novidades da cultura pop, enquanto as sextas-feiras ganham as análises de Maranhão a respeito dos temas mais relevantes e importantes do universo cinematográfico, nacional e internacional.

Os colunistas

Images
Grande admirador do universo cinematográfico desde a infância — quando frequentava as matinês de domingo no Cine Triunfo, no agreste alagoano, ao lado da irmã —, Émerson é um veterano na escrita sobre a sétima arte. Roteirista e realizador audiovisual, Maranhão já mantinha, desde 2023, uma coluna sobre os acontecimentos do cinema no jornal. Agora, em um redesenho que celebra o aniversário do Grupo, seu espaço migra da editoria Panorama – dedicada às notícias da cidade – e ganha novo endereço no Tapis Rouge.

Segundo o também diretor do documentário Transversais, a mudança consolida o foco do seu trabalho em um espaço dedicado integralmente à cultura e ao entretenimento. “Penso que a coluna encontrará seu pouso certo no Tapis. Quanto à mudança, ela, a coluna, está em constante transformação, desde seu primeiro número, em março de 2023 (putz!). Mas mantém sempre o propósito essencial de levar informações e reflexões de qualidade sobre o cinema realizado a partir do Ceará, do Nordeste e do Brasil”, pontua o diretor.

0112tr1300_3c

Danielber, por sua vez, estreia como colunista no O Otimista. Com sólida experiência como repórter e editor do TR, o jornalista agora passa a contribuir também com análises, opiniões e uma curadoria precisa sobre o universo pop — território que o acompanha desde sempre. “Cresci vendo os clipes de Beyoncé, Lady Gaga e Britney Spears e, como uma criança dos anos 2000, não passei ileso à febre astronômica do RBD (…) Então, sim, a cultura pop está praticamente no meu DNA. Já cheguei até a apresentar uma websérie sobre música pop, que rendeu alguns virais e até memes”, comenta.

Noronha também destaca que o novo passo é a concretização de um desejo antigo de unir paixão pessoal ao trabalho no Grupo Otimista. “Estrear essa coluna é um sonho que cultivo há alguns anos e estou muito feliz e empolgado de poder tirar o projeto do meu papel e levar para as páginas do O Otimista, que chegam a tantas pessoas. A edição requer um processo bastante técnico e a coluna, apesar de todos os critérios, será um espaço para mostrar mais do meu olhar, sempre prezando pela boa informação, mas com um toque pop que vai fazer diferença no produto final”, revela.

Mais novidades
As novidades no Grupo Otimista não se restringem apenas ao Tapis Rouge. Na última semana, o jornalista Átila Varela passou a comandar, além da editoria de Economia, a Chefia de Redação, reforçando a liderança da equipe com sua experiência e visão estratégica. Outro movimento importante na reestruturação interna foi a promoção de Gabriel Amora, que deixou o posto de editor-adjunto do Portal para assumir a editoria de Política. O redesenho da equipe também contemplou Márcia Rios, antiga repórter do Portal, que agora ocupa o cargo de editora-adjunta, antes desempenhado por Amora. As mudanças refletem o compromisso do jornal em fortalecer suas áreas-chave e ampliar a qualidade editorial em todas as frentes de atuação.

Além do reforço no quadro de colaboradores, o Grupo Otimista ainda investe em um novo e ambicioso projeto: a multiplataforma Casa Otimista. A iniciativa, que busca aproximar profissionais renomados e entusiastas da arquitetura e do design, nasce com dois produtos. A partir de janeiro, a edição impressa do jornal passará a contar com uma seção em página dupla, dedicada a entrevistas com nomes de destaque da arquitetura, além de funcionar como vitrine para as principais tendências em design de interiores e mobiliário de alto padrão. Sendo esse o primeiro ativo. Já o segundo pilar é uma revista semestral, que reunirá entrevistas, indicações, análises e novidades do universo da casa e decoração. O número de estreia está previsto para o primeiro semestre de 2026.

serviço

Coluna de Danielber Noronha
Semanalmente, às quintas-feiras

Coluna de Émerson Maranhão
Semanalmente, às sextas-feiras

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES