A Cinépolis realiza o 1º Festival Cinépolis do Cinema Nordestino, que terá sua edição inaugural, distribuída simultaneamente por quatro capitais da região: Fortaleza, João Pessoa, Natal e São Luís. No ocasião, os ingressos em todas as praças terão o preço único de R$ 12,00.
O evento está agendado para o período de 12 a 18 de outubro e conta com a produção e curadoria da Bolandeira Arte & Films, a mesma produtora que chancela o Fest Aruanda, mais antigo festival da capital paraibana. O diretor da Cinépolis Brasil, Luiz Gonzaga de Luca, também renomado estudioso e pesquisador do cinema e seu suporte digital, acredita que a realização deste primeiro festival é uma forma inequívoca de valorizar o cinema produzido no Nordeste e reconhecer e legitimar o trabalho de cineastas veteranos e saudosos dos quatro estados.
“Começaremos por apresentar filmes nas quatro capitais do Nordeste, mas temos a ambição que seja possível, em médio prazo, estender a exibição para todos os estados do país, propiciando o aumento da capacidade de arrecadação dos filmes nordestinos em outros mercados do país”, comenta Gonzaga.
A curadoria, assinada por Lúcio Vilar, fundador e diretor do Fest Aruanda, será um recorte do que há de mais significativo nos últimos anos da produção audiovisual do Nordeste. “Além disso, vamos destacar em cada estado, dois profissionais veteranos e em atuação, assim como dois que serão homenageados postumamente, por suas respectivas contribuições históricas”, acrescenta o curador que reitera o sentido de valorização do cinema com “sotaque nordestino’ e o ineditismo do evento.
Os homenageados da primeira edição do Festival são: Eliézer Rolim (Paraíba), Carlos Augusto Ribeiro Jr. (Rio Grande do Norte), Rosemberg Cariry (Ceará) e Murilo Santos (Maranhão).
FORTALEZA – Cinépolis RioMar Fortaleza
12/10 – Os Pobres Diabos (FIC) Rosemberg Cariry – (Diretor
Homenageado)
13/10 – Greta (FIC) – Dir. Armando Praça
14/10 – Pacarrete (FIC) – Dir. Allan Deberton
15/10 – Soldados da Borracha (DOC) – Dir. Wolney Oliveira
16/10 – A Praia do Fim do Mundo (FIC) – Dir. Petrus Cariry
17/10 – Currais (DOC) – Dir. David Aguiar e Sabina Colares
18/10 – Pequenos Guerreiros (FIC) – Dir. Bárbara Cariry
PROGRAMAÇÃO DETALHADA
FORTALEZA – Cinépolis Shopping RioMar


















