Best-seller já na pré-venda, “Rita, Help! – Me ensina a cozinhar” é o novo livro de Rita Lobo, criadora do site e editora Panelinha. A obra traz dicas e receitas básicas para quem está começando a cozinhar

Naara Vale
naaravale@gmail.com

Muito mais que uma cozinheira, uma incentivadora. Rita Lobo já levou para a cozinha milhares de pessoas que sequer sabiam fritar um ovo. Partindo da premissa de que saber cozinhar é uma questão de saúde pública, há 20 anos ela começou o site de receitas Panelinha. De lá para cá, a ideia original já se difundiu em um programa de televisão, conquistou milhares de seguidores nas redes sociais, criou uma marca de itens de cozinha, agregou uma editora e agora dá vida ao 11º livro de sua carreira, o “Rita, Help! – Me ensina a cozinhar”, que acaba de ser lançado e durante a pré-venda ficou na lista dos mais vendidos da Amazon Brasil.
Ao longo dessas duas décadas dentro da cozinha, uma das grandes preocupações de Rita Lobo sempre foi respeitar a cultura alimentar do brasileiro. Além disso, a autora é árdua defensora da comida de verdade, aquela que quanto menos embalagem tem ou menos processada é, melhor. Daí porque a dupla feijão com arroz é o grande astro em boa parte das receitas mais básicas dos livros da apresentadora, apesar de estar longe de se restringir só ao básico. Em “Rita, Help!” não é diferente.

O bom e velho PF  (também conhecido como prato feito) é a linha guia do novo livro. Escrito durante a quarentena – enquanto Rita fez mais de 50 lives diárias, gravou um programa de TV e uma série do YouTube em casa –, a obra se propõe ensinar o be-a-bá para aqueles que estão começando a se aventurar pela cozinha.

“Eu, que vivo tentando convencer todo mundo a entrar na cozinha, nem precisei: a nova rotina levou todo mundo para lá. A questão era outra. Muita gente nova chegou ao site, entendendo a importância de saber cozinhar e querendo aprender. Senti que estava na hora de organizar o conteúdo para este povo”, escreve a apresentadora do canal GNT na introdução de “Rita, Help!”.

Para todos

Como nos livros anteriores e em todo o material disponível no Panelinha, as receitas são apresentadas de forma detalhada, em uma linguagem acessível, com o propósito de que todos consigam entender e executar. “Rita, Help!” tem desde dicas de higienização dos alimentos e da cozinha à lista de compras. Fala também do segredo do arroz soltinho, ensina a cozinhar feijão e como preparar vegetais para incrementar o PF. Até o simples filé de frango ganha versões mais saborosas apenas com dicas simples para deixá-lo mais suculento.

Para quem quer ousar mais, ela sugere versões criativas de PFs e ensina ainda receitas práticas de risotos, sopas, pães e sobremesas para deixar a refeição completa. E como nada se estraga na cozinha de Rita, o livro mostra o que fazer com as sobras das refeições. Um macarrão cozido com molho, por exemplo, vira fritada de espaguete.

São diversas opções e dicas para todos aprenderem a cozinhar e buscarem saúde através da alimentação, pois, como diz a autora, “quem sabe cozinhar pode fazer melhores escolhas – e não cai na pegadinha dos ultraprocessados ou dos modismos nutricionais , nem fica refém dos aplicativos de entrega”.

Serviço
Rita, Help! Me Ensina a Cozinhar
Autora: Rita Lobo
Editora Panelinha e Senac São Paulo
Preço R$ 30 (88 págs.)