Na sua última etapa, o projeto Dança Ceará Criança exibe, entre os dias 23 e 25 de abril, seis espetáculos artísticos através do seu canal no YouTube. As apresentações compõem uma série de atividades do projeto, que incluíram oficinas e seminários

Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br

Pautado pelos pilares da formação, criação, difusão e acessibilidade, o projeto Dança Ceará Criança exibe, entre os dias 23 e 25 de abril, seis espetáculos que passeiam pela dança, circo e teatro. As apresentações foram gravadas previamente e serão exibidas às 18h e às 20h, no canal do evento no YouTube. Os espetáculos são livres para públicos de todas as idades.

Iniciado em 16 de março, o Dança Ceará Criança tem realizado uma série de seminários, oficinas e exibições online de espetáculos pelo Ceará. Entre os meses de março e abril, o projeto levou as atividades de criação, formação e difusão às cidades de Paracuru, Aratuba, Pacatuba, Maracanaú, Fortaleza e Itapipoca, onde a programação artística se encerra esta semana.

As oficinas tiveram como público-alvo educadores, crianças e adolescentes. “Toda a ideia do projeto é dar voz às crianças, acreditar e dar ferramentas para que elas possam um dia pensar em elas mesmas construírem um espetáculo de dança”, explica David Linhares diretor do Dança Ceará Criança. “O projeto quer dar autonomia à criança. São possibilidades das crianças proporem, de viverem, de trabalharem com o seu corpo, com o seu movimento e mostrar que essa é uma dança delas, não é nossa, para satisfazer a nós, adultos”, completa o coreógrafo.

Segundo ele, além de apresentar os espetáculos e promover os debates, uma das preocupações do projeto foi dar acessibilidade. “Todos os espetáculos serão traduzidos em libras e terão audiodescrição. É muito importante que a gente pense como podemos integrar todos, todas e todes dentro de um projeto cultural”, destaca David Linhares.

Programação:

Sexta (23), às 18h – “Um tiquinho de Nada”, com Cia CLE

Sinopse: A artista circense Sâmia Bittencourt é a palhaça Nada, que perambula pelas ruas em mais um dia de labuta. De repente, vislumbra o espaço ideal para mais um de seus shows de artes de rua.

Sexta (23), às 20h – “Iracema”, com Rosa Primo

Sinopse: É um espetáculo de dança voltado para o público infantil que parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente.

Sábado (24), às 18h – “Felizes para Sempre” com Clarissa Costa e Jhon Morais

Sinopse: É uma proposta cênica de dança-integrada que, de forma bem humorada, tece um rico e efêmero drama inspirado nas questões relacionais do amor. Com referências do melodrama, cinema mudo, a proposta é responder como ir do céu ao inferno em uma dança.

Dia 24/04 às 20h – “My (petit) Pogo”, com Cie. R.A.M.a e Carnaúba Criações

Sinopse: Performance que se apoia no tema My Pogo, criação de 2012: é uma peça que tem como temática o posicionamento face a um grupo e que convoca questões mais amplas sobre a “convivência” e a “integração”.

Dia 25/04 às 18h – “Pedro, que horas são?” com Coletivo Paralelo

Sinopse: É uma representação caricaturada do indivíduo contemporâneo, um grito de socorro por todos aqueles que se afundam diariamente nos grilhões da engessada rotina, mas pagam um preço à altura do próprio esforço: a omissão da liberdade em troca de uma suposta qualidade de vida.

Dia 25/04 às 20h – “Inventário de Belezas” com Paracuru Cia de Dança

Sinopse: Novo espetáculo da Cia de Dança de Paracuru, realizado em parceria com a VII Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par em Par, em residência de criação com o coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni. “Inventários de belezas” propõe o desenvolvimento de uma pesquisa de movimento voltada para o público jovem.

Serviço:
Dança Ceará Criança
Quando: 23 a 25 de abril, às 18h e 20h
Onde:canal Dança Ceará Criança no YouTube.
Mais informações: www.dancacearacrianca.com.br/ @dancacearacrianca. Contato: dancacearacrianca@gmail.com.