O uso de cabelos grisalhos tem sido adotado por muitas mulheres e movimentado a indústria de cosméticos. O Otimista traz dicas de como cuidar dessa “nova” coloração

Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br

Cabelos brancos deixaram de ser sinônimo de idade mais avançada e falta de cuidado. Tendência adotada por muitas mulheres – inclusive atrizes e apresentadoras de televisão -, os fios grisalhos estão em alta e se transformaram em sinônimo de charme, beleza e empoderamento feminino. “As mulheres realmente estão aderindo aos cabelos brancos, porque está se tornando mais confortável para elas”, avalia William Junior, cabeleireiro e instrutor do Senac Ceará. 

Samara Felippo
Samara Felippo

Assumir os fios brancos pode ser libertador, mas isso não quer dizer que eles não precisem de cuidados. Segundo William, é preciso maior atenção na hora do uso de produtos industrializados, para evitar que fiquem amarelados. Uma das dicas do profissional é que eles devem ser lavados periodicamente. “Pelo menos uma vez ao dia e com shampoo específico, de preferência violeta, com pigmentação azul; os chamados shampoos matizadores. Eles avivam e dão mais brilho aos cabelos brancos. Hoje em dia a indústria cosmética cresceu muito com relação a essa coloração de fios”.

Segundo ele, a mudança da indústria e da “beleza em si” ajudou a gerar novos comportamentos. “As mulheres estão deixando de usar química nos cabelos, deixando de fazer mechas, e isso é muito bacana, porque traz a identidade real da mulher novamente. Dentro disso, também existe a valorização. Os fios brancos valorizam a beleza feminina”.

Famosas

A onda dos cabelos brancos abraçou o querer de muitas artistas, que aderiram ao novo visual, independente da idade. Samara Felippo (42) foi uma delas. A atriz postou uma imagem nas redes sociais, onde falou que está encarando bem a maturidade. “Estou me sentindo maravilhosa”, disse.

Também considerada uma das beldades da teledramaturgia, Giovanna Antonelli (45) usou um texto da escritora Clarice Lispector no Twitter para falar sobre o novo visual. “Sou como você me vê. Posso ser livre como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar”. Assim como Antonelli, as cantoras Preta Gil (46) e Fafá de Belém (64), a apresentadora Astrid Fontenelle (59) e as atrizes Glória Pires (57) e Nívea Stelmann (46) têm esbanjado charme com os fios brancos na internet. “A minha nova versão para a telona e para a vida”, postou Glória.

Dicas

> Invista nos chamados shampoos matizadores, de preferência violeta, com pigmentação azul. Eles evitam que os fios fiquem amarelados.

> Lave pelo menos uma vez ao dia com esse tipo de produto.

> Intensifique as hidratações. Com pouca melanina, o cabelo branco perde a maleabilidade e fica mais quebradiço. Utilize produtos para reconstrução dos fios, que penetram na fibra capilar, diminuindo a porosidadee formando um escudo protetor.

> Proteja os fios do sol. Os raios solares podem potencializar o efeito amarelado nos cabelos brancos e grisalhos. O ideal é não se expor ao calor sem produtos específicos para proteger as madeixas da radiação solar. Abuse dos chapéus e lenços.

> Mantenha o corte em dia, apare as pontas com frequência. Cortes mais curtos deixam o cabelo mais forte e exigem menos manutenção.