Entre os dias 21 e 24 de julho, o Fórum Harmônicas Brasil promove uma série de atividades virtuais com grandes nomes da gaita no País. Os episódios do evento ficarão disponíveis no YouTube

Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br

1902tr1301_5c
O músico Pablo Fagundes (DF) participa do festival

Criado em 2005, o Fórum Harmônicas Brasil realiza, entre os dias 21 e 24 de julho, mais uma edição virtual do evento. A programação reúne grandes nomes da gaita no País em workshops e entrevistas sobre o instrumento, além de apresentações musicais. As atividades serão transmitidas pelo canal do Fórum das Harmônicas Brasil no YouTube (www.youtube.com/forumharmonicas). Os vídeos serão disponibilizados a partir das 20h de cada dia da programação e terão acesso gratuito. Os episódios também ficarão disponíveis em formato de podcast no Spotify.

Na edição de 2021, o Fórum Harmônicas Brasil tem como convidados os gaitistas Benevides Chiréia Jr. (PR), Little Will & Márcio Scialis (SP), Márcio Abdo (SP) e Pablo Fagundes (DF). Eles abordarão temas como execução da harmônica (popularmente conhecida como gaita) em diferentes estilos e formações, modelos do instrumento, conservação e manutenção, didática e formas de estudo. Neste ano, as entrevistas serão conduzidas pelos gaitistas cearenses e produtores do Fórum, André Reis e Roberto Maciel.

Além participarem de conversas técnicas, os músicos convidados farão apresentações virtuais que, em anos anteriores à pandemia, foram realizadas em teatros lotados. “Com essas apresentações temos a oportunidade de mostrar como é amplo o universo da gaita. Ela está presente, digamos, em todos os idiomas mundiais, na música brasileira, na americana e na africana, inclusive. Nas conversas, os artistas falam das suas experiências, dão dicas sobre o instrumento, de como manter a gaita limpa, especialmente neste período de pandemia em que a higiene está tão necessária”, explica o jornalista e produtor Roberto Maciel.

Educação musical    

Fundado em Fortaleza, em 2005, o Fórum das Harmônicas Brasil é o mais longevo evento musical sobre gaita do País, configurando-se também como um dos mais importantes da área. Suas atividades vão além do caráter de entretenimento. Desde o início, quando foi fundado pelo médico e gaitista Diogo Farias, o Fórum tem também um caráter educativo. Um dos objetivos é difundir e valorizar a gaita entre músicos e admiradores da música, mostrando as suas possibilidades de uso nos diversos gêneros musicais, como jazz, blues, rock, chorinho, forró e também nas manifestações eruditas.

Em anos anteriores, ao final das oficinas e workshops, os alunos subiam ao palco ao lado de professores renomados para se apresentarem juntos, colocando em prática os aprendizados. Em 2017, o evento passou por readequações no seu formato. Com a pandemia, o formato precisou ser revisto e passou a funcionar virtualmente desde 2020, mas a expectativa é que, em 2022, as atividades presenciais sejam retomadas. “O Fórum precisou ser totalmente repensado para não perder a chama, não perder o fôlego  e estar presente nesse cenário tão importante. Para 2022, com o avanço da vacinação e as pessoas se cuidando mais, a gente espera retomar o padrão anterior e com o fôlego que a gente tem agora”, estima Roberto Maciel.

Serviço:

Fórum das Harmônicas Brasil
Quando: de 21 a 24 de julho
Onde: YouTube (www.youtube.com/forumharmonicas)
Mais informações: www.forumharmonicas.com

Programação:

Workshops – Oficinas e Clipes
Quarta (21) – Márcio Abdo (SP) – Unindo música, empreendedorismo e tecnologia a partir das 20h
Quinta (22) – Little Will & Márcio Scialis – Manutenção, didática e projetos

Talk shows – Entrevistas e Clipes
Sexta (23) – Pablo Fagundes (DF)- Endorser Suzuki
Sábado (24) – Benê Chireia (PR) – Endorser SHG Hering