Com o objetivo de transformar o turismo, a França anunciou o Plano Destination France. A iniciativa pretende fazer da França o destino número um para o turismo sustentável até 2030, cuja finalidade é promover excelência, crescimento e emprego, baseado em um modelo mais qualitativo, sustentável e resiliente, de acordo com as novas expectativas dos clientes franceses e internacionais. A Agência Oficial de Desenvolvimento Turístico da França, a Atout France, está comprometida com a iniciativa.

A França é um dos que mais recebem brasileiros na Europa, e para 2022 oferecerá lançamentos e eventos culturais diferenciados. No quesito arte, cultura e eventos, na primavera de 2022, a França traz diversas inaugurações, como é o caso da Cité du Vitrail, que será aberta na região de Champagne, para celebrar a cidade de Troyes, conhecida há séculos como a capital do vitral da Europa.

Já em junho, será aberta na Villa Méditerranée-Marseille uma reprodução fiel da Grotte Cosquer, uma caverna arqueológica subaquática nas calanques de Marselha que contém mais de 500 obras excepcionais de arte rupestre. Os visitantes poderão explorar a réplica da caverna em pequenos veículos autoguiados e testemunhar representações da vida marinha.

Além disso, o conglomerado de bens de luxo Louis Vuitton Moet Hennessy, La Maison LVMH/Arts – Talents – Patrimoine ganhará uma nova instituição cultural multidisciplinar em Paris dedicada ao patrimônio artístico, às artes aplicadas, a exposições e a performances ao vivo.

No segmento da gastronomia, grandes novidades na área prometem não decepcionar os amantes do estilo de vida francês. Uma delas é a inauguração da “Cité Internationale de la Gastronomie et du Vin” na Borgonha, que consiste em um distrito de oito hectares de edifícios históricos restaurados e reaproveitados que contará com um centro cultural de capacitação de alimentos e vinhos, com a escola de culinária Ferrandi. Além disso, o espaço também abrigará novas lojas e restaurantes, um hotel de quatro estrelas e um complexo de cinema de 13 salas.

Uma outra importante inauguração será a do Food Society, considerado o maior salão de alimentação da Europa. Além disso, Dijon, a capital da região Borgonha, receberá a Cité Internationale de la gastronomie et du vin no dia 22 de abril de 2022. A Cidade Internacional da Gastronomia e do vinho é o ponto de partida da famosa rota dos vinhos da região.

Na área da hotelaria, em 2022 os turistas brasileiros poderão conhecer novos estabelecimentos, entre eles o Le Montrachet, um hotel 5 estrelas que tem previsão de abrir suas portas na região da Borgonha até o fim do ano. Há também o Anantara Plaza na Riviera Francesa, em Nice, o resort 5 estrelas Chateau Six Senses perto de Chambord e o Hotel Fleur de Blois, ambos no Vale do Loire.

Ecoturismo
Para os amantes do ecoturismo, o país acrescentou novos roteiros. O primeiro é La Vélomaritime, que se estende por aproximadamente 1400 km ao longo da costa atlântica da França, desde Roscoff, na Bretanha, até Dunquerque, passando pela Normandia. A segunda opção é La Seine à Vélo, uma ciclovia de cerca de 400 km que oferece aos ciclistas a possibilidade de acompanhar o lendário Rio Sena, de Paris até Deauville e Le Havre, na Normandia.

Atout France
A Atout France é responsável por fortalecer a posição do país como destino internacional. Ela orienta as regiões com suas estratégias de desenvolvimento e incentiva a criação de projetos de investimento para estimular e melhorar o turismo francês.