Um organismo para analisar, debater e propor as políticas públicas do Ceará será proposto pelo deputado estadual Salmito Filho (PDT). A ideia é criar um colegiado nos moldes de um observatório, semelhante ao que já existe na capital, o Observatório de Fortaleza, “para observar, interagir, dialogar, debater, propor o planejamento do Ceará 2050 a partir das diferentes regiões do Estado”.

A diretora do Observatório de Fortaleza, Cláudia Leitão, e o superintendente adjunto do Iplanfor, Mário Fracalossi, receberam a comissão parlamentar.

A criação de um observatório estadual será apresentada durante visita da Comissão Especial de Desenvolvimento das Regiões de Planejamento do Ceará, presidida por Salmito, ao Observatório de Fortaleza. A comissão foi instituída no começo de 2019 e se dedica ao planejamento territorial e regional do Estado.

O parlamentar, que também é presidente da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), comentou que o organismo estadual poderia ser criado na própria escola, proposta que será levada para discussão na Casa.