A Air France-KLM classifica como “único” o desempenho da empresa em Fortaleza. É o que diz Seth van Straten, diretor comercial da companhia na América Latina. Ele esteve no Ceará no último fim de semana para inaugurar a pop up store da KLM, que fica no Riomar Fortaleza até o próximo dia 29. Conforme Straten, o objetivo da ação é aproximar a marca dos cearenses. 

Em 15 meses de operação, a Air France-KLM mantém ocupação média acima de 90% nos voos com origem/destino em Fortaleza. Por isso, neste período, a empresa ampliou o número de frequências semanais, alcançando ligações diárias entre o Ceará e a Europa, lançou um programa de stopover e se prepara para substituir a aeronave que faz a rota Fortaleza-Paris por uma com  capacidade 12% maior.

Segundo Straten, por enquanto, os planos são de consolidação. No entanto, a presença no Ceará pode ser ainda maior se oficializada a joint venture entre a franco-holandesa e a espanhola Air Europa, empresa que começa a operar em novembro a rota Fortaleza-Madri. 

Seth-Van-Straten-4-1-300x200 Com ocupação acima dos 90% nos voos de Fortaleza, KLM quer se aproximar dos cearenses
Seth Van Straten 4

Qual o objetivo de trazer a pop up store da KLM para Fortaleza?
É estar ainda mais perto dos brasileiros, do povo cearense. Nós os convidamos a conhecer melhor os nossos produtos, a nossa empresa, explicamos a nossa origem. Nós temos uma celebração aqui: são os 100 anos da KLM neste ano. Nós queremos dar boas-vindas, tê-los a bordo, explicar o que temos a oferecer, ter a certeza que se sentirão bem-vindos com a KLM. A primeira cidade a receber a pop up store foi São Paulo, também fizemos no Rio de Janeiro e, agora, estamos aqui em Fortaleza.

Como está a taxa de ocupação dos voos da KLM nestes 15 meses voando para o Ceará?
Estamos realmente muito felizes. Só estamos em Fortaleza há um ano e  aumentamos o número de voos de dois por semana para quatro por semana. Junto da Air France nós temos agora produtos diários entre Fortaleza e Europa. Nós estamos muito felizes, estamos com os voos bem cheios, com taxa de ocupação acima de 90%.

Além louças e itens de vestuário, vocês trouxeram para a loja dois assentos de classe executiva da KLM. Existe alguma ação especial para venda de bilhetes nesta categoria?
Nós selecionamos nossa aeronave para se adequar às necessidades específicas deste mercado em Fortaleza, com 18 assentos na classe executiva. Nós temos promoções regulares e eu acho que ações como essa (pop up store) vão ajudar porque as pessoas ficam muito felizes quando voam com a gente, aí voam de novo. Nós só precisamos nos certificar de que elas saibam quem nós somos, que elas saibam que estamos aqui, o que ofereceremos na classe executiva, que tem o maior assento do mercado. Estou certo de que convidando as pessoas para uma experiência na pop up store, (as vendas da classe executiva) serão ainda melhores no futuro. 

Vocês têm planos de ampliar as frequências ou abrir novas rotas para o Ceará?Agora não. Acho que nós estamos confortáveis onde estamos, nós crescemos muito ainda no primeiro ano, o que é realmente único. Nós teremos uma mudança de aeronave em outubro com a Airfrance. Hoje, voamos com Airbus 340 (Fortaleza-Paris) e, em outubro, passaremos a voar com Boeing 777.  

Há um processo de composição de uma joint venture entre Air France-KLM e Air Europa. O que isso significa para o Brasil?  
É público que nós queremos uma joint venture entre Air France-KLM e Air Europa na América do Sul, incluindo Brasil. O Brasil é um dos nossos mercados prioritários, mas ainda estamos em procedimentos oficiais.

O que Fortaleza tem de melhor como destino turístico e o que precisa melhorar?
Acho que vocês têm muito a oferecer ao turista, o que resta de importante é focar em segurança, para as pessoas na Europa isso é realmente importante. Mas vocês tem um belo clima, belas praias, pessoas agradáveis, muitas atividades para fazer e ver em Fortaleza e ao redor de Fortaleza, como no Cumbuco etc. Acho que é importante compartilhar isso com o povo europeu, junto com a gente, e manter o foco em segurança. 

Vocês têm programa especial de stopover em Fortaleza…
Nós temos dois programas especiais. O primeiro é para todo mundo fazer um stopover gratuito em Amsterdã ou em Paris, sem limites, você pode ficar dois dias, cinco dias, sem custo extra. Nós também oferecemos aos clientes brasileiros um stopover também em Fortaleza. Você pode começar em Manaus, passar um fim de semana em Fortaleza, voar para a Europa e fazer um stopover em Amsterdã. 

Quando foi anunciado o stopover, vocês e o Governo do Estado tinham planos de lançar descontos em serviços para o turista que aderisse. Como está esse projeto?
Ainda estamos trabalhando nisso. Então sim, o plano ainda existe, mas nós queremos estar seguros para fazer certo. Então ainda estamos trabalhando nisso para ter ainda mais atrativos para os brasileiros ficarem em Fortaleza. 

Com que frequência você vem a Fortaleza?
Vim pela primeira vez no ano passado. Visito regularmente clientes, parceiros. É minha sexta vez aqui. O que eu mais gosto é a receptividade do povo, o clima maravilhoso, toda vez que venho aqui está ensolarado, não tão quente, com vento. É maravilhoso.