O Sistema Fecomércio Ceará promoveu, nesta quarta-feira (25), um encontro com os dez artistas plásticos cearenses que vão participar do Projeto Aquavelas, dentro da Programação Povos do Mar.

O evento contou com uma performance visual e um bate-papo com os artistas integrantes do projeto, seguida de almoço para os convidados.

A coletiva Aquavelas será um dos destaques da programação que celebra os 10 anos do Encontro Sesc Povos do Mar, de 6 a 11 de dezembro. Reunindo 10 artistas, a mostra irá homenagear jangadeiros, rendeiras e pescadores, destacando a relação dos convidados com os seus respectivos territórios.

Os artistas Júlio Silveira e Vando Farias participam do Povos do mar desde os primeiros anos e, este ano, formam, junto a Zé Tarcísio, Edmar Gonçalves, Mano Alencar, Almeida Luz, Bia Soares, Efigênia Coelho, Totonho Laprovitera e Andréa Dall’Olio, o coletivo da Exposição Aquavelas.

As dez embarcações serão transformadas em obras de arte flutuantes, com velas pintadas por artistas plásticos cearenses que expressam, nas cores e nos traços, a relação dos cearenses com seu território.

No dia 06 de dezembro, das 8h30 às 11h, as velas estarão expostas na Enseada do Mucuripe (próximo ao Mercado dos Peixes) para apreciação do público; em seguida as jangadas passeiam pela orla de Fortaleza, podendo ser vistas a cerca de 200 metros da margem, navegando em direção ao Rio Ceará, onde encerram o trajeto, por volta das 13h.

Fotos e Vídeos: Davi Farias