A artista plástica gaúcha Manuela Eichner participa de live onde aborda seus processos criativos e noções associadas às plantas aplicadas ao trabalho artístico. O bate-papo ocorre no Instagram na Escola Porto Iracema das Artes 

Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br

Para quem tem interesse em entrar ou aprimorar os conhecimentos já adquiridos no universo das instalações, unindo colagem e natureza, a artista visual gaúcha Manuela Eichner participa como convidada de uma live na tarde desta quarta-feira (10), a partir das 17 horas. O encontro pode ser conferido no Instagram da Escola Porto Iracema das Artes, em mais uma edição do programa de formação “Entre Telas Artes Visuais”, que hoje abordará o tema “Planta-colagem, conversas sobre colagem e natureza”.

1003tr1301_5c
Manuela Eichner

Durante a ação cultural, cujo tema também dá nome ao curso online que Eichner vem ministrando para a escola esta semana, a artista – formada em Escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – irá falar sobre seus processos criativos e abordará noções associadas às plantas aplicadas ao trabalho artístico (intuição, nutrição e adaptação). Manuela também apresentará suas produções. De acordo com o Porto Iracema, essa é uma oportunidade para as pessoas que não estão participando do curso terem acesso ao seu conteúdo através da live, ainda que de forma mais reduzida.

“Sou artista plástica e trabalho com colagem há mais de 10 anos. Agora consegui misturar minha pesquisa dos últimos anos sobre plantas. Fiz alguns trabalhos relacionando a relação do ser humano com as plantas, com a natureza e realmente compartilhar esses conhecimentos dessa inteligência da natureza e o nosso desconhecimento de tudo isso. Também irei falar um pouco sobre como a gente pode se distanciar e renovar essa nossa ideia, esse paradigma sobre natureza e acabar com esse dualismo que a gente é inteligente, o ser humano é inteligente; essa superioridade diante da natureza. Então meus trabalhos giram muito em torno disso e vamos mostrar algumas colagens já feitas com folhas, usando essa folha como estrutura da colagem”, explica Manuela.

Segundo a mediadora do bate-papo, Carolina Vieira (coordenadora dos Cursos Básicos de Artes Visuais do Porto Iracema), “Manuela desenvolve um trabalho com colagem em um campo ampliado. Pensa a colagem para além do trabalho e da colagem manual. Então ela vai para o espaço, pensa a ideia do que está vivo no ambiente, constrói instalações com plantas e recortes de imagens e monta grandes instalações em espaços expositivos, como museus e galerias”, explica.

Ainda sobre o processo criativo da artista, que vive entre São Paulo e Berlim (capital alemã), Carolina destaca o seu trabalho com murais e performances. “Tem um trabalho dela chamado ‘Monstra’, um vídeo que é uma performance, dança, todas essas possibilidades, todas essas linguagens.”

Serviço:
Projeto “Entre Telas Artes Visuais” – Live ““Planta-colagem, conversas sobre colagem e natureza”, com a artista plástica Manuela Eichner
Quando: Nesta quarta-feira (10)
Hora: 17 horas
Onde: Instagram – Escola Porto Iracema das Artes
Aberto ao público