O Festival de Cinema Gramado da início a mais uma edição, que pode ser conferida a partir de hoje no Canal Brasil e nas plataformas de streaming. Sete longas disputam o desejado troféu Kikito. Tem filme cearense na Mostra de Curtas Brasileiros
Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br
Considerado um dos maiores eventos da Sétima Arte na América Latina, o Festival de Cinema de Gramado chega à sua 49ª edição, com uma programação que ocorre desta sexta-feira (13) até o próximo dia 21 de agosto, a partir das 21h30min. Assim como no ano passado, o evento terá um híbrido de programação virtual e televisiva. A cerimônia de premiação será realizada ao vivo no último dia do evento, no tradicional Palácio dos Festivais, com a entrega do disputado troféu Kikito.
Marcado por mostras e exibições de filmes, entre longas e curtas metragens; documentários, animações, palestras e debates entre atores diretores e pessoas ligadas ao universo do cinema, ao longo de sua trajetória o festival vem acompanhando todas as fases do cinema nacional, fato que o tornou pioneiro e referência na realização de eventos do gênero em território nacional.
Segundo informações do festival, os longas e curtas da mostra de cinema brasileiro serão transmitidos pelo Canal Brasil, assim como os longas das sessões estrangeira e gaúcha. Já os curtas gaúchos estarão disponíveis no streaming Canal Brasil Play. O evento também poderá ser conferido pelo público nos serviços de streaming dos canais Globo e Globoplay, durante o horário da exibição na TV.
Em 2021, os longas nacionais que competem pelo Kikito são: “A Primeira Morte de Joana”, de Cristiane Oliveira, “A Suspeita”, de Pedro Peregrino, “Álbum em Família”, de Daniel Belmonte, “Carro Rei”, de Renata Pinheiro, “Homem Onça”, de Vinícius Reis, “Jesus Kid”, de Aly Muritiba, e “O Novelo”, de Claudia Pinheiro.
Já entre os filmes estrangeiros, foram selecionados o chileno “Gran Avenida”, de Moises Sepulveda; “La Teoría de los Vidrios Rotos”, de Diego Fernández Pujol – uma coprodução entre Uruguai, Argentina e Brasil -; “Planta Permanente”, de Ezequiel Radusky – coprodução entre Uruguai e Argentina -, além do boliviano “Pseudo”, de Gory Patiño e Luis Reneo.
O primeiro dia do evento, hoje, será marcado pela exibição dos primeiros filmes que fazem parte da Mostra Competitiva. “Quanto Pesa” (MA), de Breno Nina; “O que há em ti” (SP), de Carlos Adriano; “A Suspeita” (RJ), de Pedro Peregrino e “Cavalo de Santo” (RS), de Mirian Fichtner e Carlos Caramez estão na lista.
Um dos destaques da programação de domingo é a participação do filme cearense “A Beleza de Rose”, de Natal Portela, dentro da Mostra de Curtas-Metragens Brasileiros, que estará disponível na Globoplay. Considerado um dos destaques da edição do Cine Ceará 2020, a obra relata a beleza e a magia de um dia comum da vida de muitas brasileiras.
Serviço:
49º Festival de Cinema de Gramado
De 13 a 21 de agosto
Exibição pelo Canal Brasil e nos serviços de streaming dos canais Brasil Play, Globo e Globoplay
Mais info: www.festivaldegramado.net


















