A transfomação da Sucré Alimentos em um negócio de impacto social é o assunto da conversa entre as empresárias Ticiana Rolim, fundadora e CEO da Somos Um, e Lia Quinderé, CEO da Sucré, registrada no sexto episódio do Pod Impactar, podcast da Somos Um – Negócio de Impacto Social. O bate-papo está disponível no Youtube e no Spotify.
No encontro, Lia fala sobre o gosto pela confeitaria percebido desde a infância, quando cozinhava junto de sua avó, e relembra os primeiros passos da carreira e toda a trajetória da sua empresa, desde o nascimento, em 2007, até os dias atuais.
Com 114 colaboradores, em sua maioria mulheres, a Sucré entra, em 2021, num processo de transição, e vem deixando de ser um negócio tradicional e passando a agregar, de forma sistemática, um propósito, que impacta positivamente cada etapa produtiva e, principalmente, transforma a vida das funcionárias e de suas famílias. A transformação vem sendo feita sob a orientação de Ticiana.
Ação
A ideia é consolidar ações que atuam em três eixos de apoio às colaboradoras, oferecendo acompanhamento psicológico, suporte jurídico e atendimento de saúde da mulher. Apesar de ainda não conseguir mensurar os impactos, a Sucré já direciona todo seu planejamento estratégico para essa missão.
“Nós entendemos que as mães estão no topo da pirâmide da sociedade. Se transformamos a vida das mães, transformamos de todas as famílias. Então, o que a gente quer é transformar a vida dessas mulheres e, assim, construir uma sociedade mais justa e mais feliz (…) Nossa ideia é que, futuramente, isso vire uma rede e se estenda das colaboradoras para toda a nossa cadeia de valor”, explica Lia.
Para Ticiana, a história de Lia e da Sucré é mais um exemplo de que não só é possível unir as duas coisas, como essa atitude se torna cada vez mais necessária no mercado. “Não podemos mais esperar que parta somente do poder público e das ONGs a resolução dos problemas da nossa sociedade. As empresas e o mercado também precisam se envolver. Não podemos mais ficar alheios ao impacto que causamos na cadeia e nos negócios. O mundo e, os próprios consumidores também esperam soluções vindas de nós, empresários”, afirma Ticiana.
Para assistir na íntegra a conversa e saber todos os bastidores por trás da “virada de chave” da Sucré Patissérie, basta conferir o episódio mais recente do podcast nos canais da Somos Um no Youtube (https://m.youtube.com/channel/UCJUo1MlYZqtpxBur9tcn7oA) e no Spotify https://open.spotify.com/show/4NgRBEfAjHcxvHhD24lmdZ?si=DEZ2hG0QS_OaUJuM6IV67w&utm_source=copy-link).
SERVIÇO:
6ª Episódio Pod Impactar – podcast Somos Um
Canais: Youtube (https://m.youtube.com/channel/UCJUo1MlYZqtpxBur9tcn7oA)
Spotify: https://open.spotify.com/show/4NgRBEfAjHcxvHhD24lmdZ?si=DEZ2hG0QS_OaUJuM6IV67w&utm_source=copy-link)
Instagram (@somosumce)