Fim de semana de feriadão, com direito a Dia das Crianças na segunda-feira (12). O Otimista conversou com pais e mães, que contam como vão curtir o momento em família, repleto de alegria e diversão
Texto: Naara Vale
naaravale@ootimista
Foto: Beatriz Bley
Dia das Crianças é sinônimo de muita diversão. Ok que elas sempre esperam um brinquedo de presente, mas você já parou para pensar quantos momentos, viagens, passeios e brincadeiras em família fazem parte da sua memória afetiva de infância? Com certeza eles estão muito mais fortes nas suas lembranças do que aqueles presentes que vieram embalados.
Para ajudar na missão de divertir e criar memórias neste Dia das Crianças, pedimos dicas a quatro famílias. Mãe do Antônio (6), da Celeste (5) e do Bento (2), a empresária Juliana Pinheiro fez uma lista de opções para se divertir dentro e fora de casa. O jornalista Andreh Jonathas, pai da Isadora (7) e da Marina (2), sugere um passeio em contato com a natureza e muita área verde para correr e brincar ao ar livre.
A dentista Valeska Faria, mãe do Lucas (3), deu dicas de atividades para serem feitas em casa, com total participação da criança. E a fisioterapeuta Amanda Sanches, mãe da pequena Sofia (1), sugeriu um dia de diversão na praia, com muito banho de mar e areia. E aí, já escolheu qual vai ser a sua programação?

Luiz Girão e Juliana Pinheiro, Antônio (6), Celeste (5) e Bento (2)
“Nossa dica para curtir o Dia das Crianças é um passeio pelo calçadão da Beira Mar e depois tomar um banho de mar. A gente também curte soltar pipa no aterro da Praia de Iracema. Lá tem muito espaço livre para as crianças brincarem e correrem bastante. Também adoramos ir ao cinema, mas em tempos de pandemia e de Netflix e Amazon Prime, fazemos cinema na sala de casa mesmo. O lanche do cinema pode ser um biscoito, bolo ou sanduíches que você pode preparar com as crianças em uma brincadeira de culinária. Eles se divertem muito na cozinha também”.

Andreh Jonathas Alexandrino, Bárbara Holanda, Isadora (7) e Marina (2)
“Uma boa sugestão é o Parque Adahil Barreto, que fica no bairro São João do Tauape. É uma ampla área verde com muitas árvores, então tem sombra o dia inteiro e tem um gramado gigantesco, com vários lugares. Você pode manter o distanciamento social com toda certeza, para cuidar da saúde e da segurança das crianças, que é o mais importante. É um lugar aberto, ventilado, com muita área verde que, além do contato com a natureza, permite esse contato com a família. Os brinquedos estão interditados, no entanto, você pode levar o seu brinquedo, bicicleta, bola, para curtir o Dia das Crianças em família”.

Valeska Faria e Lucas (3)
“Não há nada que goste mais do que a troca que tenho com meu filho nas brincadeiras simples que faço em casa, principalmente nesses “novos” tempos. Fazemos de um tudo e amamos a maioria das nossas brincadeiras. As que têm mais sucesso são as que nós mesmo produzimos. Fazemos massas de modelar, tintas para pintar, confeccionamos nossa própria cidade de papelão, tudo em conjunto. Uma das melhores é a de confeccionar a própria tinta, em seguida, colocar a tinta no purificador e usar um lençol branco como tela para fazer a arte. Ele simplesmente adora. Nas nossas noites, a brincadeira campeã é a noite de dança, tinta facial fluorescente, luz negra e Just Dance. Por ele, todo dia era noite de dança”.

Amanda Sanches e Sofia (1)
“Uma boa pedida para esse feriadão é a praia, que é um lugar que a gente ama e a Sofia se diverte bastante, brinca muito. A Sofia ama o mar, ama areia, então é uma pedida ótima para o Dia das Crianças porque é bom fazer uma coisa que a criança goste bastante. No fim do dia, a gente sempre gosta também de passear com ela nas praças, dar uma voltinha no trenzinho, brincar no parquinho. É uma diversão para a criançada mesmo, para elas se divertirem porque, apesar de todo dia ser dia da criança, esse é especial!”






















