InícioTapis RougeRelembre os maiores papéis de Aracy Balabanian na TV

Relembre os maiores papéis de Aracy Balabanian na TV

De Dona Armênia em ‘Rainha da Sucata’ (1990) e ‘Deus nos Acuda’ (1992) a Cassandra na série ‘Sai de Baixo’ (1996), Aracy Balabanian marcou a teledramaturgia brasileira. Confira suas principais atuações

Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br

Aracy Balabanian, que faleceu aos 83 anos nesta segunda-feira (7), deixou um legado marcante na televisão, cinema e teatro, interpretando mais de 50 personagens ao longo de mais de meio século de carreira. E para celebrar o seu legado que marcou gerações, o Tapis Rouge te ajuda a relembrar alguns dos papéis mais emblemáticos que a atriz viveu e que ficaram gravados na memória do público.

Milena – Locomotivas (1977)

Em um cenário da zona sul carioca, Aracy interpretou Milena, a única filha biológica da ex-vedete Kiki Blanche (Eva Todor). A trama se complica quando ela se apaixona por Fábio, mas sua irmã Fernanda também demonstra interesse no mesmo homem.

Helena Muniz – Elas por Elas (1982)

Aracy viveu a rica e autoritária Helena Muniz, uma das sete amigas que se reencontram após vinte anos. O reencontro desencadeia conflitos envolvendo romances proibidos e trocas de crianças.

Marta – Ti Ti Ti (1985)

Na primeira versão da novela, Aracy deu vida a Marta, uma das costureiras de Ari (Luis Gustavo), um homem que se faz passar por um estilista espanhol para rivalizar com André Spina (Reginaldo Faria).

Maria Fromet – Que Rei Sou Eu? (1989)

Em uma trama de época, Aracy interpretou Loulou Lion, a dona de uma taberna que conhece a verdade sobre o filho do rei. A produção, ambientada em 1786 em um país europeu fictício, faz uma paródia da Revolução Francesa com toques brasileiros.

Dona Armênia – Rainha da Sucata (1990)

Em um papel inesquecível, Aracy interpretou Dona Armênia, imigrante do país homônimo, que vive no Brasil com seus filhos. A personagem descobre falcatruas nos negócios do falecido marido de Maria do Carmo (Regina Duarte), o que gera uma disputa pela posse do prédio da empresa e o famoso bordão “Vou botar essa prédio na chon!”.

Dona Armênia – Deus nos Acuda (1992)

Na novela de Silvio de Abreu, Aracy reviveu a personagem Dona Armênia, agora morando em Santos e dona de outro prédio na zona portuária. A trama envolve anjos assistindo televisão e a vida de Maria Escandalosa.

Filomena – A Próxima Vítima (1995)

A atriz viveu Filomena, irmã da rica Francesca, em uma trama repleta de traições e interesses que se desenrola na mansão de Francesca.

Cassandra – Sai de Baixo (1996)

Um dos papéis mais icônicos de Aracy é o de Cassandra Abreu na série de teleteatro que se passa em um apartamento no Largo do Arouche, em São Paulo. A comédia contou com 8 temporadas e 241 episódios.

Germana Pacheco – Da Cor do Pecado” (2004)

Aracy deu vida à Germana Pacheco, uma das personagens centrais da trama. Ela era a governanta da mansão dos Lambertini e a guardiã do grande segredo sobre a verdadeira origem de Paco, um dos protagonistas da novela.

Gemma Mattoli – Passione (2010)

Em “Passione”, Aracy interpretou a irmã do protagonista, vivido por Tony Ramos, adicionando ainda mais talento e emoção à trama.

Dona Pupu – Saramandaia (2013)

No remake da novela que fez sucesso em 1975, Aracy deu vida à Dona Pupu, mãe de Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes), um homem que se transforma em lobisomem todas as noites de quinta-feira.

Os últimos anos

A última novela da atriz foi Pega Pega (2017), e depois disso ela fez pequenas participações em Malhação: Vidas Brasileiras e no especial Juntos a Magia Acontece, em 2019. A última aparição da artista na TV aconteceu em agosto de 2022, no programa Conversa Com Bial.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES