Estar em isolamento não é motivo para deixar de cuidar da pele. Limpar o rosto com sabonete facial, hidratar, usar protetor solar e não esquecer a Vitamina D são algumas ações pontuais que podem ser feitas facilmente em casa
Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br
Todo o período de reclusão social que estamos vivenciando – ocasionado pela pandemia da Covid-19 – tem provocado a ressignificação de muitos hábitos, costumes e habilidades em nossas vidas dentro do lar. O cuidado com a saúde do corpo tem sido fundamental e, com a pele, ele não deve ser diferente. Para quem ainda não tem o hábito do autocuidado com o rosto, por exemplo, essa é uma ótima oportunidade para quebrar paradigmas e se apropriar do momento para executá-lo.
“Hoje a limpeza da pele não só traz o benefício estético. Tê-la livre de oleosidade, dos radicais livres e hidratada, também significa saúde. Como vivemos em um Estado e uma cidade (Fortaleza) em que o Verão se faz presente o ano inteiro, temos que estar prevenidos, pois o sol prejudica o rejuvenescimento e traz diversas doenças”, explica o esteticista e cosmetólogo Sergio Luís.
Segundo ele, o autocuidado com a pele em casa – principalmente na hora de acordar e antes de dormir – pode e deve ser feito independente da pessoa já ter o costume ou não. “Ele é basicamente baseado em disciplinas, como usar diariamente um sabonete facial específico para o nosso tipo de pele e logo depois hidratá-la. Em seguida, sempre fazer o uso do protetor solar, que nos protege das UVA e UVB, quanto das luzes frias ou visíveis, que são as da televisão, da lâmpada, do celular e do computador”. Para fazer a limpeza: umedecer o rosto e aplicar o sabonete facial em movimentos circulares, de baixo para cima.
A Vitamina D também não pode ser esquecida. “Hoje temos duas formas de consumo dessa vitamina: ou em comprimido, com a dosagem adequada indicada por especialista, ou a gente se expondo ao sol (10 a 15 minutos, entre 10h e 16 horas). Essa Vitamina D que a gente consegue receber do sol, geralmente é captada pelo abdômen. Então a área que a gente tem que trabalhar e deixar mais exposta é a nossa barriga, para que ela seja realmente absorvida. Isso sem esquecer o protetor solar”.
Receitas caseiras
Abacate, pepino, aveia e até pó de café. A esteticista Raquel Bessa, da Casa Linda Flor, apresenta algumas receitas caseiras que podem auxiliar nos passos do skincare e do relaxamento, nesse momento de resguardo dentro do lar. Confira:
Abacate: O fruto pode ser usado de diversas formas, tanto para a pele como para os cabelos. “O abacate é antioxidante, ajudando a manter a elasticidade da pele. No cabelo, ele funciona como hidratante, deixando os fios mais brilhantes e macios. Para o rosto, vale ainda combinar o fruto com o mel, que também contém elementos para a hidratação”, explica a esteticista.
Café: O produto pode ser usado como esfoliante para a pele e os lábios. “Além de nos deixar mais acordados para o dia a dia, ele também ajuda no skincare. Usamos a borra ou o pó do café para esfoliar o rosto, acrescentando hidratantes, óleos específicos para a região ou até mesmo água. A combinação elimina células mortas, além de ajudar a clarear a pele”, comenta Raquel Bessa. Segundo ela, para quem deseja outro produto caseiro para esfoliar os lábios, “basta usar o açúcar”.
Aveia: É um excelente alimento para corpo pois, além de conter diversos benefícios para o funcionamento do organismo, o cereal também pode ser utilizado no rosto. “A aveia é uma opção para quem tem a pele sensível, além de estimular a produção de colágeno e combater as espinhas. Basta misturar a aveia com mel ou leite e aplicar diretamente no rosto, com movimentos circulares. A pele ficará mais hidratada e saudável”.
Pepino: Pode ser usado na sua forma natural. “O pepino é utilizado para desinchar o rosto, pois contém muita água. Mas além das famosas rodelas que colocamos nos olhos, ele pode ser transformado em máscara, quando misturado com leite ou água mineral. A mistura ajuda a revitalizar a pele”, explica Raquel Bessa. A profissional também indica uma solução ainda mais fácil para o inchaço: água e gelo. “Quando acordamos com o rosto inchado, usar a água fria ou gelada é uma forma eficaz para melhorar o aspecto”.






















