Às vésperas do aniversário de 60 anos de Xuxa Meneghel, Tapis Rouge apresenta uma linha do tempo com os principais feitos da carreira da apresentadora e atriz, além dos projetos que ela tem pela frente
Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br
Como diz o ditado: quem é rei nunca perde a majestade. No caso do Brasil, são muitos aqueles que se declaram como reis. Entretanto, poucos têm a proeza de construir um legado tão longevo e sólido como o de Xuxa Meneghel, a eterna “Rainha dos Baixinhos”. Na segunda-feira (27), a apresentadora e atriz completa 60 anos, trazendo na bagagem uma longa lista de trabalhos, recordes, sucessos e, o mais importante, um público cativo, que cresceu acompanhando-a na TV e segue seus passos até hoje.
Maria das Graças Xuxa Meneghel nasceu na cidade de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, e começou a carreira de modelo ainda na adolescência, no ano de 1979. No ano seguinte, sua beleza foi parar na capa de cerca de 80 revistas nacionais, já indicando que o sucesso estava batendo à porta da loira.
Anos mais tarde, estreou como apresentadora do programa Clube da Criança (1983), na extinta TV Manchete, iniciando sua incursão para tornar-se ícone do público infantil. Três anos depois, a apresentadora migrou para a Globo, estreando já com um programa com seu nome, o Xou da Xuxa – também direcionado aos pequenos. Foram seis anos no ar e um sucesso que gerou a exportação do formato para países como Colômbia, Argentina, Espanha e Peru. Além disso, em 1993, o formato ganhou uma versão norte-americana, que contou com 65 episódios, falada totalmente em inglês. O programa, inclusive, chegou a ser indicado ao Emmy por direção de Arte/Cenografia.
Já tendo a chancela de ser uma das pratas da emissora e com reconhecimento internacional, a Globo lançou em 1997 o programa Planeta Xuxa, exibido aos sábados, com proposta de abranger mais a família e especialmente o público adolescente. Atração durou até 2002 e foi marcado também pelo fim da conturbada relação de trabalho entre Xuxa e Marlene Mattos, diretora do programa e também empresária da apresentadora.
Em 2005, começava o que viria a ser o projeto mais extenso de Xuxa na Globo: o TV Xuxa. Voltando especificamente às crianças, o programa ocupou um lugar na grade da emissora até 2014, ficando em exibição primeiro de segunda a sexta e depois somente aos sábados.
Foi também em 2014 que chegou ao fim a exitosa parceria da Globo com a apresentadora.
No ano seguinte, fez sua estreia na RecordTV, tratada com pompa de uma estrela internacional. Sendo assim, nasceu, em 2015, o Xuxa Meneghel – inspirado no talk-show estadunidense The Ellen DeGeneres Show. A produção, contudo, entregou audiência e repercussão abaixo do esperado, ficando apenas um ano no ar.
Ainda na tentativa de emplacar Xuxa na emissora, foram lançados os programas Dancing Brasil (2017) e The Four Brasil (2019). Este último foi o derradeiro trabalho de Xuxa na emissora, que optou por não renovar o contrato em 2019.
Novos projetos
Diante de tantos feitos, as homenagens a Xuxa estão ocorrendo por todos os lugares, da TV aberta aos canais fechados, e ela segue mais ativa do que nunca. Neste fim de semana, está ocorrendo o Navio Xuxa, cruzeiro com saída do Porto de Santos (SP) e quatro dias de programação para celebrar o sexagenário da “Rainha dos Baixinhos”. Entre as atrações, estão shows de Gloria Groove, Daniela Mercury, Claudia Leitte, Ana Carolina e o trio KLB.
Em 14 de abril, estreia o aguardado reality Caravana das Drags, no Prime Video, onde Xuxa e Ikaro Kadoshi rodam o Brasil fazendo uma competição com dez artistas drag queens. A produção, inclusive, conta com gravações em Fortaleza.

Já no próximo semestre de 2023, em data a ser divulgada, irá estrear Tarã, nova série brasileira original do Disney+, onde Xuxa é a protagonista. Ambientada na Amazônia, a produção mostra um planeta Terra com severos desafios ambientais e somente Gaia (Ywyzar Guajajara) – ao lado de sua mãe, Ylla (vivida por Xuxa) e seus amigos –, pode salvar a humanidade da extinção, através de um amuleto sagrado. Angélica, Fafá de Belém e Bruno Garcia também estão no elenco.
Completando as comemorações, Xuxa ganhará um documentário original Globoplay, produzido pelo jornalista e apresentador Pedro Bial. Com oito episódios, a produção mostrará a intimidade e os bastidores da carreira da loira, além de promover um reencontro entre ela e Marlene Mattos. O projeto segue sem data de estreia definida.
Mais
Confira os programas da apresentadora na TV:
Clube da Criança (Manchete, 1983)
Xou da Xuxa (Globo, 1986)
Bobeou, Dançou (Globo, 1989)
Paradão da Xuxa (Globo, 1992)
Xuxa (Globo, 1993)
Xuxa Park (Globo, 1994)
Xuxa Hits (Globo, 1995)
Planeta Xuxa (Globo, 1997)
Xuxa no Mundo da Imaginação (Globo, 2002)
TV Xuxa (Globo, 2005)
Conexão Xuxa (Globo, 2007)
Xuxa Meneghel (Record, 2015)
Dancing Brasil (Record, 2017)
The Four Brasil (Record, 2019)