Warleson Oliveira é o nome do cearense que criou o novo design para um dos jogos de cartas mais populares do mundo, o Uno. Produzida pela gigante Mattel, a versão Uno Minimalista surgiu despretensiosamente e já conquistou milhares fãs
Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br
Tudo começou sem grandes pretensões. Fã do jogo Uno, o cearense Warleson Oliveira só queria fazer mais um estudo de design, criando uma versão mais enxuta para as cartas tradicionalmente cheias de cores. “Era só mesmo um projeto pessoal, queria trazer uma resposta para minha indagação: se era possível o Uno, um jogo tão popular, ter um conceito mais moderno”, explica o estudante de Publicidade e Propaganda, nascido em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Ele conta que a ideia surgiu durante uma partida de Uno com os amigos, algo que costuma fazer sempre. Ele queria testar uma versão mais conceitual, voltada para um público jovem e adulto que, assim como ele e os amigos, cresceu jogando Uno. Depois de ganhar o novo design, o trabalho, que chamou de Uno Minimalista, iria integrar o portifólio do futuro publicitário.
Mas Warleson resolveu mostrar a resultado para alguns amigos. A aprovação foi imediata e veio o incentivo para mostrar a mais pessoas. Foi então que, em janeiro deste ano, ele postou nas suas redes sociais. Os contatos online também aprovaram o design e começaram a compartilhar o projeto, marcando nas postagens a Mattel, empresa dona dos direitos do jogo.
Celebridades e influencers também participaram da campanha e, junto com os amigos de Warleson, fizeram um movimento para chamar a atenção da empresa. Deu certo! Em março, a Mattel confirmou o Uno Minimalista como um baralho oficial da empresa e, há cerca de um mês, o jogo repaginado pelo cearense de 24 anos entrou nas prateleiras de lojas do Brasil e dos Estados Unidos.
Orgulho
Criado em 1971, por Merle Robbins, o Uno é um dos jogos de cartas mais famosos e vendidos do mundo. Em mais de 80 países, já foram vendidos cerca de 150 milhões de cópias. Para quem começou um trabalho despretensiosamente, ver seu nome estampado na caixa de um jogo de cartas que completa meio século de existência em 2021 é motivo de orgulho e gratidão. “Meus amigos, assim como eu, estão muito emocionados, porque é uma coisa difícil de acontecer”, destaca o designer.
O sucesso da campanha feita na internet e do trabalho proposto por Warleson pode ser medido pelos números alcançados pelo cearense nas redes sociais. Na época da divulgação, eram cerca de 600 seguidores no seu perfil no Instagram. Hoje o estudante já soma mais de 16 mil seguidores. “Eles [amigos] me ajudaram bastante nesse processo porque compartilharam a ideia e me incentivaram, acreditaram no meu trabalho. Sou muito grato a eles”, diz Warleson.