Veja imagens da premiação de “Ainda Estou Aqui” no Festival de Veneza

Neste sábado (7), o longa brasileiro “Ainda Estou Aqui” o prêmio de melhor roteiro na competição oficial do 81º Festival de Veneza. O Golden Osella foi entregue para Murilo Hauser e Heitor Lorega no Palazzo del Cinema.

Desde “Eles não usam Black-tie”, de Leon Hirszman, em 1981, que o Brasil não ganha um prêmio na seleção oficial no festival italiano, um dos mais respeitados e prestigiosos eventos de cinema do mundo. “Estamos extremamente felizes com o lançamento do filme depois de tantos anos de trabalho em constante troca com colaboradores tão incríveis como a Fernanda [Torres], a Daniela [Thomas, produtora associada] e o próprio Marcelo [Rubens Paiva]. Estamos muito animados para estrear em casa e torcendo para que esse filme dê continuidade aos muitos diálogos e lutas que Eunice Paiva travou por direitos humanos ao longo de toda a sua vida”, disseram os roteiristas.

O diretor Walter Salles também comentou a premiação: “Esse Prêmio justifica os sete anos de trabalho para chegar no roteiro que filmamos.  Nesse processo longo, foram feitas mais de 15 versões desse roteiro agora premiado. Murilo e Heitor foram incansáveis nessa busca, e nos inspiraram constantemente”, vibrou Salles.

“Ainda estou aqui” foi eleito o melhor filme pela revista inglesa Screen Internacional, composta por críticos de cinema de todo o mundo. O ranking faz uma média com as notas dos jornalistas especializados de diversos veículos, como El País, The Observer, The Hollywood Reporter e jornal Expresso, em Portugal.  O filme também recebeu hoje o Prêmio SIGNS 2024, concedido pelo júri da associação internacional ecumênica de comunicação concedido ao cinema humanista.

 

O longa segue em exibição em festivais internacionais, e foi convidado para participar do 68th BFI London Film Festival, que será realizado de 9 a 20 de outubro, em Londres. Na próxima segunda-feira, dia 9 de setembro, faz sua estreia norte-americana no 49º Festival de Toronto (TIFF), no Canadá, com a participação de Fernanda Torres, Selton Mello e Walter Salles. O filme também será exibido na sessão Spotlight do 62º Festival de Nova York, realizado no Lincoln Center, e, ainda em setembro, participa da 72ª edição do Festival de San Sebastián, na Espanha, que ocorre entre os dias 20 e 28, na Mostra Perlak, fora de competição.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES