Um dia no parque: opções para diversão em família nos fins de semana

Fortaleza dispõe de vários parques que oferecem muita área verde, trilhas e espaço de sobra para brincadeiras ao ar livre e em contato direto com a natureza. Conheça algumas das opções para levar a criançada nessas férias

Naara Vale

naaravale@ootimista.com.br

As férias já começaram para a maioria das crianças. A energia, que habitualmente já é grande mesmo tendo as brincadeiras na escola para gastar, parece que triplica nesta época do ano. A melhor forma de acalmar as ferinhas é dando espaço para brincarem livremente, correrem, explorarem ambientes que, para os adultos, podem não ter nada demais, mas que para elas é um mundo de descobertas.

Em Fortaleza há várias opções de locais para a criançada se divertir muito. E o melhor: com segurança e ao ar livre. As praias, claro, não é preciso nem falar! Já são o destino de milhares de famílias aos fins de semana. Mas que tal, ao invés do mar, oferecer à meninada um pouco de contato com o verde da cidade?

Por aqui, temos alguns parques muito bem cuidados, com áreas verdes extensas para correr, praticar exercícios, andar de bicicleta, percorrer por trilhas, explorar a fauna e a flora e, ao final de tudo, fazer um belo piquenique. Conheça alguns deles.

 Parque Adahil Barreto

Em julho de 2018, o Parque Adahil Barreto foi entregue à população completamente reformado. A área foi integrada ao Parque Estadual do Cocó e está sob gestão estadual. O espaço passou por intervenções e ganhou uma via interna por onde não circula carros, mas vira uma excelente pista de bicicleta para as crianças maiores.

O local conta com uma quadra de futebol, parquinho de areia com brinquedos para diferentes idades, aparelhos de exercícios e uma grande área verde sombreada pelas árvores. Muitas famílias têm aproveitado o espaço para fazer piqueniques e até comemorações de aniversário. Nos fins de semana, as sombras ficam bem disputadas. Na reforma, também foi recuperado o córrego que passa pelo local, onde foram colocados peixes e plantadas mudas de espécies nativas.

Endereço: Rua Major Virgílio Borba, 177 – Dionísio Torres.

Parque Estadual do Cocó

Apontado como o maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste e o quarto da América Latina, o Parque do Cocó é um dos locais mais conhecidos e queridos dos fortalezenses. Apesar disso, muita gente nunca se aventurou pelas trilhas que o parque dispõe, nem experimentou gastar uma manhã nos gramados do Cocó enquanto as crianças brincam.

As trilhas do parque possuem 2 km de extensão e têm entrada tanto pela avenida Sebastião de Abreu quanto pela avenida Padre Antônio Tomás. Pelo caminho, além da mata nativa com várias espécies identificadas por placas, é comum o visitante encontrar famílias inteiras de soins (também conhecidos por sagui). Eles ficam passeando pertinho da gente esperando um agrado, mas é proibido alimentá-los, hein?

Por ali você também tem a opção de fazer o passeio de barco pelo Rio Cocó. O embarque é feito próximo à entrada da trilha pela Sebastião de Abreu. O percurso mais curto, com cerca de 20 minutos de duração (R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia) vai até a ponte da Engenheiro Santana Júnior e pode ser feito de terça a domingo, em horários que variam de acordo com a maré. Já o percurso maior, que vai até a foz do Cocó – entre a Sabiaguaba e o Caça e Pesca, precisa ser agendado com o tenente Araújo, responsável pela navegação (3234.3574/ 98527.8216).

Para quem curte esportes mais radicais, o parque tem ainda tirolesa e estações de arvorismo que funcionam aos sábados e feriados, das 8h às 12h e de 14h às 17h. Aos domingos, das 8h às 12h.

Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, s/n – Cocó

Floresta do Curió

Localizado no bairro Lagoa Redonda, o Sítio Curió ou Floresta do Curió possui uma área de 57 hectares e tem como principais atrativos suas trilhas bem sombreadas, com muito verde ao redor e contato direto com a natureza. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), o sítio é o último reduto de Mata Atlântica da capital.

Lá os visitantes podem escolher entre três tipos de trilhas: vermelha (pequena) com 2.039m; verde (média) com 2.459m; e branca (grande), com 2.680m. O local é vigiado por uma empresa de segurança que faz rondas pelas trilhas. A área oferece ainda um centro de convivência onde há banheiros e um parquinho para a criançada se divertir. O parque pode ser visitado de terça a sexta, das 6h às 17h, e aos sábados e domingos, das 8h às 15h.

Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda.

Campus da Unifor

Apesar de não ser um parque público, o campus da Universidade de Fortaleza dispõe de uma bela área verde, com espaço suficiente para a criançada correr bastante, andar de bicicleta, patinete, jogar bola e se cansar muito. Além disso, não é difícil esbarrar por lá com as famosas emas que são criadas soltas pela universidade. Há espaço também para fazer lanches e piqueniques. O local é aberto à visitação nos fins de semana e, nas férias, costuma oferecer atividades voltadas para o público infantil. A programação é disponibilizada no site e nas mídias sociais da Unifor. No local não é permitida a entrada de animais de nenhum porte. Aberto aos sábados e domingos, de 8h às 17h.

Endereço: Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz (entrada pelo estacionamento de trás, próximo ao ginásio)

Parque Rio Branco

O Parque Rio Branco está localizado no bairro Joaquim Távora e conta com uma área de aproximadamente 75 mil m². O espaço possui pistas de caminhadas, parquinhos e muitas árvores a serem exploradas. Não há tantos gramados verdes como o Cocó ou o Adahil Barreto, mas também é possível fazer um bom piquenique sob as sombras das árvores gigantes.

Endereço: Av. Pontes Vieira, s/n – São João do Tauape –com acessos pela Rua Capitão Gustavo, Av. Visconde do Rio Branco e Rua Castro Alves.

Casa de José de Alencar

Mantida pela Universidade Federal do Ceará, a Casa de José de Alencar é um centro cultural rodeado por uma área verde muito frequentada por famílias com crianças. O local abriga a casa onde nasceu o escritor cearense que dá nome ao lugar, assim como as ruínas do primeiro engenho à vapor do Ceará, bens tombados como patrimônio histórico nacional. Lá você encontra também áreas de exposição: o museu Arthur Ramos, coleção de rendas de bilro Luiza Ramos, a Pinacoteca Floriano Teixeira e o Salão Iracema Descartes Gadelha. Na área verde, ótimas sombras convidam para uma manhã de brincadeiras ao ar livre. Aniversários simples, em estilos piquenique, também são permitidos no local.

Endereço: Av. Washington Soares, nº 6055 – Bairro José de Alencar.

Eu indico

“O Parque do Cocó é uma opção de área verde incrível dentro da cidade. É um espaço que acolhe toda a família, pois tem área pra piquenique, pistas de caminhadas, parquinhos infantis e tirolesa”

Bruna Levi, estilista e mãe da Gaia

“Gosto de parques por ser uma das melhores alternativas para as crianças brincarem ao ar livre, em contato com a natureza. O Adahil Barreto tem muita área e playground. Além disso, me traz nostalgia da minha própria infância, quando passeava por lá com meus pais e avós”

Joanice Sampaio, jornalista, mãe do Luiz Antônio

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES