Votação para a final do Prêmio PIPA 2020 começa no domingo; três cearenses concorrem

Bia Leite, Junior Pimenta e Simone Barreto são os cearenses que concorrem como finalistas ao Prêmio PIPA Online 2020, um dos mais importantes das artes plásticas brasileiras. A votação será aberta neste domingo (16), pela internet

Naara Vale  
naaravale@gmail.com

Três nomes representam o Ceará no principal prêmio de artes visuais do Brasil. Bia Leite, Junior Pimenta e Simone Barreto são os cearenses que concorrem como finalistas ao Prêmio PIPA Online 2020. O vencedor será escolhido por voto popular através do site do prêmio (www.premiopipa.com/artistas-2020/). A votação será aberta neste domingo (16) e segue até o dia 23 de agosto. No dia 24, será anunciado o vencedor do PIPA Online 2020.

Criado em 2010, o prêmio é uma iniciativa do Instituto PIPA e tem o objetivo de premiar e consagrar artistas visuais já conhecidos no mercado de arte brasileiro que vêm se destacando por seus trabalhos. Não necessariamente jovens. Daí porque não há inscrições para concorrer à premiação. Todos os participantes são indicados por um júri especializado composto por outros artistas, curadores, professores, galeristas e colecionadores.

Nesta 11ª edição, cada um dos 26 membros indicou até três nomes. Ao todo, foram indicados 72 artistas, dos quais 53 participam da premiação pela primeira vez. No primeiro turno da categoria online do prêmio, o público pode escolher entre 56 artistas participantes. Nessa segunda etapa, concorrem 20 finalistas. O mais votado levará R$ 15 mil, terá suas obras expostas em catálogo e participará de uma exposição prevista para acontecer no Paço Imperial, na Praça XV, no centro do Rio de Janeiro, ainda sem data definida.

Visibilidade

Estreante no PIPA Online, o artista plástico cearense Junior Pimenta concorre apresentando ao público um de seus trabalhos recentes “Mal-vindos”, em que trabalha a complexidade dos fluxos migratórios através de frases ligadas à xenofobia estampadas em tapetes. Apesar de a ideia ter surgido após ser impactado pela notícia de um refugiado que se jogou no canal de Veneza, na Itália, sob gritos xenofóbicos, o tema da migração fala muito da sua própria história e das relações sociais baseadas na falta de empatia e respeito ao outro.

Nascido em Orós, no interior do Ceará, na adolescência mudou-se para Belo Horizonte (MG), onde sentiu o primeiro impacto da migração e descobriu-se artista. Depois de adulto, vivenciou novamente a sensação do não-pertencer ao se mudar para Fortaleza. Para ele, participar do prêmio vai além da possibilidade de ganhar os R$ 15 mil, é chance de dar visibilidade ao seu trabalho. “Estar nessa etapa já é uma grande conquista, pois muita gente conhece mais de minha produção, assim como de outros artistas”, diz o artista.

Também indicada pela primeira vez ao prêmio, a artista plástica cearense Simone Barreto ressalta a importância de ter estar entre os indicados e finalistas. “A coisa sempre fica muito centralizada nesse eixo de produção Rio-São Paulo, bem Sudeste. Nesta edição, os indicados estão bem múltiplos, fiquei surpresa por ter essa indicação com um trabalho feito aqui no Ceará. Achei muito importante essa descentralização”, avalia a artista.

Em sua página do prêmio, ela apresenta parte da produção com bordados, no qual trabalha a temática ligada ao feminino, à maternidade, à libertação do corpo e o lugar da mulher na divisão do trabalho. Além do bordado, sua prática tem ênfase na gravura e no desenho.

Indicada ao PIPA 2019 e 2020, a terceira cearense na fase final é artista plástica Bia Leite, que se apresenta ao público especialmente através das suas pinturas da série “Medo de avião/ GHV2”, feita durante o seu retorno de Brasília – onde se formou em artes plásticas – para Fortaleza, sua terra natal. Passeando por temáticas  como  violência, cotidiano, amor, questionamentos sobre gênero e sexualidade e a força da família tlgbqi+.

O seu trabalho relaciona a pintura com a vida pessoal e mistura com outras mídias, como vídeos, projeções, gravuras e desenhos. “Os textos do meu trabalho, normalmente, são do meu diário, então, é aminha vida pessoal entrando na pintura, que são imagens de referência do mundo pop e que estão disponíveis na internet”, explica a artista.

Serviço:
Votação Prêmio PIPA Online
Quando: de 16 a 23 de agosto
Onde: https://www.premiopipa.com/pipa-online-2020/

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES