O Theatro José de Alencar abre as portas para receber seus visitantes nesta sexta, com uma diversificada programação online e presencial. O ator Ricardo Guilherme e a arte-educadora Beliza Guedes estão entre os destaques. Vale a pena conferir!

Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br

Um dia inteiro de programação cultural com webinário, homenagem, apresentação musical na “Hora do Ângelus” e o protagonismo do ator, diretor e jornalista  Ricardo Guilherme. Na próxima sexta-feira (17), o Theatro José de Alencar (TJA) realiza mais uma edição do projeto “Theatro de Portas Abertas”, com atividades que irão ocorrer pelas redes sociais do equipamento cultural, Instagram e YouTube, e de forma presencial.

“Esse é um dos programas mais importantes do Theatro José de Alencar, não por ser gratuito e ter a programação livre, mas porque o teatro quer ser um lugar de porta aberta, que recebe todo o público, toda a diversidade, todas as artes, todas as facetas da comunidade. É importante as pessoas saberem que o teatro é um patrimônio e que está aberto à visitação”, destaca Pedro Domingues, diretor do TJA. “Os visitantes e turistas de todo o Brasil que vêm para a cidade encontram no Theatro José de Alencar, um dos melhores símbolos de patrimônio, resistência, arte e cultura do Ceará”, acrescenta ele.

O projeto, que celebra a cada mês o aniversário de fundação do Theatro José de Alencar, tem início a partir das 8 horas, com a transmissão da “Visita Espetacular On-Line”, desenvolvido pelo ator Robério Diógenes, do Instituto do Teatro Público. Ela pode ser conferida pelo YouTube do instituto e do TJA. A programação segue, a partir das 9 horas, com o projeto “Visitas Guiadas”,  um grande passeio pelo monumento histórico do Estado. As visitas, que precisam de agendamento por telefone (3101.2583), prosseguem às 10h, 11h, 14h, 15h e 16 horas. Entre as novidades para os visitantes presenciais, às 19 horas estreia o projeto “Visita Guiada Noturna”.

A programação prossegue com o webinário que abordará o tema “Educação e Patrimônio: práticas educativas mediadas pelos bens culturais”. O encontro, que acontece a partir das 10 horas, contará com a participação de Edilberto Florêncio e Edglê Lima e mediação de Ednéia Quinto, do Instituto Teatro Público. Assim como o projeto “Visita Espetacular On-Line”, o webinário será transmitido pelo YouTube do TJA e do instituto.

A tarde da programação começa às 14h no Pátio Nobre do TJS, com a feirinha do ateliê “Maria vem com as outras”, criada pela arte-educadora, artesã, atriz e produtora cultural, Beliza Guedes que, na ocasião, será homenageada. A feirinha, formada por mulheres de Iparana, em Caucaia, desenvolve ações voltadas para a economia criativa, o meio ambiente, a cultura popular e tradicional.

“Neste trabalho de memória de reconhecer mulheres, visto que as salas do teatro eram quase todas nominadas por homens, trazer a Beliza Guedes é trazer um pouco a memória da história do teatro, a memória e a luta da resistência dos artistas, que entendem a arte como instrumento social, de transformação e também um gesto de cidadania para os nossos tempos”, explica Pedro Domingues. Segundo ele, lembrar da homenageada através do “Camarim do Jardim” (do TJA), que agora leva seu nome, “é lembrar que a luta por cidadania não tem fim. Está sempre sendo necessário renovar, necessário estar atento”.

Arte noturna

Acompanhada de um teclado, a cantora Lia Veras será a atração das 18 horas (“Hora do Ângelus”), com apresentação direto da fachada do equipamento cultural. Às 19 horas acontecerá o lançamento do livro de Yuri Marrocos, “Um Artista da Luz Vermelha”, que contará com a performance do ator Murilo Ramos. Já às 18h30, será apresentado o show “Made in Serão” pelo Instagram do TJA.

Na sequência, a programação apresenta a série de cinco episódios, “Um Conto em Cada Canto”, protagonizada pelo ator e diretor Ricardo Guilherme. A transmissão, que será feita pelo YouTube do TJA, acontece a partir das 19h30min.  O dia cultural será encerrado pela “Retrospectiva TJA Virtual 2020/2021” e a exposição virtual do artista Antônio Farias, que também podem ser conferidas pela internet.

Serviço:
Theatro de Portas Abertas – Setembro 2021
Nesta sexta-feira (17)
A partir das 8 horas
Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 – Centro) e nas redes sociais do equipamento (Instagram e YouTube)