Pesquisa aponta impacto do TikTok nos hábitos da sociedade. O aplicativo que ficou famoso entre os jovens por coreografias divertidas, hoje é utilizado por pessoas de várias idades e para inúmeros fins, como comércio e espaço de discussões políticas
Lara Veras
laraveras@ootimista.com.br
O TikTok chegou no Brasil em 2019, se consolidou e atualmente já é considerado uma das redes sociais mais populares no País, com marcas, empresas e influenciadores digitais que se posicionam cada vez mais na plataforma. O Opinion Box realizou, em junho, uma pesquisa que analisou o comportamento e os hábitos dos usuários da rede. Entre os principais insights, foi observado que 39% abrem o aplicativo várias vezes ao dia; 56% seguem alguma marca ou empresa na plataforma; 70% estão seguindo algum tipo de influenciador na rede; e 43% já compraram produtos ou serviços indicados por lá.
Um dado curioso é que os tiktokers – nome dado a quem produz conteúdos específicos para a plataforma -, porém, ainda usam mais o Instagram (53%), o Facebook e o YouTube (17% cada). Não por acaso, influencers que hoje têm destaque no TikTok começaram pela rede que encabeça a lista.
É o caso da cearense Barbara Freire (@descobertasaudavel no Instagram). Com 26,7 mil seguidores em cada uma das referidas plataformas, foi uma demanda espontânea que fez da jovem médica uma influencer digital. Barbara passou parte da vida buscando emagrecer e durante a caminhada fez muitas loucuras, resultando até em compulsões alimentares.
Depois de pesquisar e se esforçar para se cuidar da maneira certa – e publicar tudo isso – ela foi vista, reconhecida, os “recebidos” começaram a chegar e bum: também virou um referencial na internet. “Hoje, mostrar minha realidade e minha rotina não incentiva só outras pessoas, como recebo muitos feedbacks dizendo isso, mas funciona como uma troca, porque também me motiva mais e mais”, conta a influencer de vida saudável. Rotina de treinos, plantões médicos, looks, maquiagens, memes e relacionamento são alguns dos assuntos compartilhados.
Mais tempo navegando
Segundo a head de marketing da Opinion Box, Dani Schermann, essa é a segunda vez que a empresa realiza a pesquisa com o TikTok e de um ano para o outro os dados não apresentaram grandes mudanças, mas uma coisa chamou atenção: “As pessoas estão usando mais essa rede social. O percentual que acessa pelo menos uma vez por dia é semelhante, mas, ano passado, 6% dos respondentes disseram que passavam o dia inteiro com a rede aberta; já neste ano o número aumentou para 12%”, aponta.
O líder de conteúdo da Opinion Box, Pedro D’Angelo, explica que essa é exatamente a dinâmica fomentada pelo TikTok. “O funcionamento acontece de forma a estimular esse tipo de comportamento. É por isso que 62% disseram que perdem a noção do tempo quando acessam, e 41% responderam que gastam muito tempo do dia na rede social. Seis em cada dez pessoas afirmaram pensar que nunca usariam a plataforma e hoje usam diariamente”, ressalta Pedro.
E, de fato, tem gente perdendo a noção do tempo se divertindo enquanto navega, como a psicóloga Thaís Feitosa. Ela se encaixa nessa turma de pessoas que não esperava gostar tanto, mas hoje não vive sem. “Tenho intervalos no trabalho, momentos em que posso acessar o TikTok no decorrer do dia e não abro mão. Antes de dormir é que tenho que me policiar mais ao usar, porque senão durmo muito tarde e acordo cansada”, revela.
Faixa etária
E quando os dados são analisados por idade, nota-se que não é uma rede social consumida apenas por jovens. 45% dos entrevistados têm de 18 a 29 anos; 39% têm de 30 a 49 anos e 15% têm 50 anos ou mais. E não é só a diversidade da faixa etária que acaba por se tornar um excelente ponto de partida para marcas que pensam em investir no TikTok. O levantamento mostra que 66% conheceram por lá produtos que nunca tinham visto antes. Outra vertente que ganha cada vez mais capilaridade no TikTok é a política. Em ano eleitoral, candidatos à Presidência focam na rede como canal de discussão.
Será que o TikTok ainda vai superar o Instagram da mesma forma que o Facebook fez com o finado Orkut? Internautas não podem ficar de fora do ritmo frenético com o qual os acontecimentos, as notícias, tudo o que é atualidade é passado para o público. Que continuemos buscando sobre música, moda, saúde mental, diversão, gestão pública e até mesmo educação financeira nos mais diversos canais. Na próxima pesquisa a gente descobre o que tem conquistado mais a atenção do brasileiro.