Theatro José de Alencar promove a 5ª edição do “Baile à Fantasia do Zé”

O Theatro José de Alencar promove na próxima sexta-feira (17), em seu Jardim, a quinta edição do ‘Baile à Fantasia do Zé’. O evento coincide com a realização de mais um “Theatro de Portas Abertas”, que celebra a cada mês o aniversário de fundação do TJA. Neste dia, a entrada será gratuita em todos os horários da Visita Guiada: 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h.

A programação festiva terá início, às 16h, já na Calçada, com o Maracatu Nação Iracema – que contará com a presença do Mestre da Cultura Rainha Almeida – dando boas-vindas aos foliões ao som de loas que celebram a cultura negra e as religiões de matriz africana; seguido do Bloco Tambores Carnavalescos – Caravana Cultural, em parceria com o Sesc.

A partir das 19h, o Baile adulto inicia no Jardim, onde irá receber a animação do Bloco Mambembe com Mulher Barbada & Deydianne Piaf (que também será a apresentadora da noite), além da banda Os Transacionais. Para completar, haverá desfile e escolha das três melhores fantasias, com direito à premiação.

Plumas, paetês, pierrots, colombinas, piratas, diabinhas e muito glitter darão o tom dessa festança, que retorna ao TJA após um hiato de dois anos, em decorrência da pandemia.

A entrada para o Baile será permitida apenas para pessoas fantasiadas ou mascaradas, sendo limitada à lotação do espaço: serão distribuídos 400 ingressos na semana do evento (dias 14, 15 e 16 de fevereiro) e 200 ingressos no dia da festa (17 de fevereiro), na bilheteria física do TJA, a partir das 14h.

Conheça as atrações:

Nação Iracema

A Associação Cultural e Educacional Afro Brasileira Maracatu Nação Iracema nasceu em 13 de maio de 2002. Mas a caminhada do Nação Iracema vem desde de 1982, com a participação dos militantes da Pastoral Afro da Paróquia de São Pedro e São Paulo, do Centro de Defesa da Vida e Resgate da Cultura Negra no Ceará (Abogun Bolu), de simpatizantes do Movimento Negro, além de outros grupos e maracatus que, ao longo dos anos, também se iniciaram em encontros desses movimentos sociais.

Mestre Rainha Almeida

José Maria de Paula Almeida nasceu em São João do Jaguaribe, em 8 de novembro de 1953. Pertence ao Maracatu Cearense há 40 anos e faz o papel de Rainha há 36 anos, tendo atuado nos Maracatus Vozes da África, Az de Ouro e Nação Iracema. Membro efetivo da Comissão Cearense de Folclore e Membro do Fórum de Cultura Tradicional Popular do Ceará. Diplomado Tesouro Vivo da Cultura do Estado do Ceará e a Outorga de reconhecido Saber e Fazer da Universidade Estadual do Ceará (Uece) com o registro de número 084 Mestre Rainha Almeida do Maracatu Cearense.

MESTRE RAINHA ALMEIDA   Foto Jarbas Oliveira (crédito Obrigatório)
Mestre Rainha Almeida. (Foto: Divulgação)

Tambores Carnavalescos

“Colocar meu bloco na rua”, o toque dos tambores sempre foi um elemento marcante da humanidade ao redor do planeta, desde os mais rudimentares, tocados há séculos em tribos antigas da África, até os mais eruditos, tocados em grandes salões de música clássica na Europa. Como a base da nossa cultura e do nosso folclore vem da herança dos escravizados africanos, o Brasil acabou incorporando o uso dos tambores como parte integrante da nossa história. Esta influência maciça gerou a maior parte dos traços da nossa identidade cultural, principalmente em relação à música da cultura popular.

Em função destes fatores, o Bloco Tambores Carnavalescos (Caravana Cultural) “Batuques Brasileiros” propõe um projeto carnavalesco buscando o resgate da perspectiva de parceria do Estado na construção de uma nova realidade que consiga superar as amarras do mercado e eleve cada vez mais a nossa rica cultura popular brasileira.

TAMBORES CARNAVALESCOS 2
Tambores Carnavalescos. (Foto: Divulgação)

Bloco Mambembe

Agora, em 2023, o Bloco das Travestidas passa a se chamar Bloco Mambembe e quem irá puxar a alegria do Carnaval da diversidade serão as drag queens Mulher Barbada e Deydianne Piaf. Com banda e bailarines, a dupla promete fazer o coração dos foliões pular fora do peito e o corpo saracotear pelas ruas, praças e largos da Cidade, como já vem fazendo ao longo de 2022.

A drag queen Mulher Barbada, persona do multiartista Rodrigo Ferrera, é um dos principais nomes da cena musical cearense da atualidade. Cantora, atriz e performer, a artista mistura diversas referências em seu repertório, que vão de MPB, R&B, groove e pop. Seus show vão de românticos, como “A Barbada do Roberto”, onde canta as canções do ‘Rei’ Roberto Carlos, até o axé, forró e o funk, fazendo o público dançar com o Bloco Mambembe.

Outra drag queen faz parte do bloco, uma das mais caricatas do Ceará. Deydianne Piaf – persona do ator e comediante Denis Lacerda – é uma das artistas do Bloco Mambembe e responsável por cantar as músicas que embalaram a infância das ‘crianças viadas’, das pessoas LGBTQIAP+, que viveram a juventude dos anos 1990 e 2000. Denis integrou o coletivo As Travestidas por quase 15 anos, sob a direção de Silvero Pereira, também passou pela Cia. Cearense de Molecagem e segue no teatro e no cinema, além de atuar como Mestre de Cerimônias, DJ e modelo.

Imagem Do WhatsApp De 2023 02 06 à(s) 15.08.56
Bloco Mambembe. (Foto: Divulgação)

Os Transacionais

Música retrô brasileira com sotaque cearense. A banda surge com uma proposta de reverenciar a memória musical do Brasil, através de um trabalho sério de pesquisa e experimentação. Um apanhado entre variados estilos, ritmos e temáticas provenientes das mais diversas regiões do país. Para o V Baile à Fantasia do Zé, especificamente, a formação da banda será com Jolson Ximenes (voz e baixo), Miguel Basile (voz e guitarra), Júnior Torres (teclado e voz), Gabriel (trompete), Hanry Gael (sax), Filipe Almeida (percussão) e Dangelo Feitosa (bateria).

OS TRANSACIONAIS 2
Os Transacionais. (Foto: Divulgação)

Serviço:
V Baile à Fantasia do Zé
Quando: 17 de fevereiro de 2023 (sexta-feira)
Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Horários: 16h, na Calçada – Maracatu Nação Iracema com a presença de Mestre Rainha Almeida, e Bloco Tambores Carnavalescos (Caravana Cultural) / 19h, no Jardim – Bloco Mambembe com Mulher Barbada & Deydianne Piaf, Concurso de Fantasias e banda Os Transacionais
Entrada: A retirada de ingressos – até 2 (dois) por pessoa – será feita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (ex.: 1kg de alimento dá direito a 1 ingresso), na bilheteria física do TJA, a partir das 14h (a partir do dia 14 de fevereiro)
Observação: Uso de fantasia (ou máscara) é obrigatório
Outras informações: (85) 3101-2586

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES