The Batman chega aos cinemas esta semana, com pré-estreias a partir desta terça

Com Matt Reeves na direção e Robert Pattinson encarnando o vigilante de Gotham City, The Batman estreia oficialmente nesta quinta-feira (3), mas cinemas de Fortaleza exibirão sessões de pré-estreia a partir de amanhã (1). Conheça mais detalhes da nova incursão de Bruce Wayne contra o mal 

Danielber Noronha 

danielber@ootimista.com.br

Há exatos dez anos era lançado o último filme completamente dedicado à história de um dos personagens mais icônicos dos quadrinhos: Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Agora, chegou a vez de revisitar novamente o baú de aventuras do morcego mascarado, com The Batman, projeto ambicioso do Universo estendido DC (DCEU), em parceria com a Warner Bros, que apresenta uma nova versão do herói, desta vez interpretado pelo astro Robert Pattinson. Com previsão para durar quase três horas, o longa-metragem chegará aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (3). Contudo, diante de tamanha expectativa pela obra, alguns cinemas, inclusive de Fortaleza, farão sessões de pré-estreia já a partir de amanhã (1º), um prato cheio para os fãs que aguardam há anos pelo filme.

Antes de qualquer coisa, esqueça o Bruce Wayne quarentão, traumatizado e meio cansado que foi apresentado pelo diretor Zack Snyder até então em filmes como Batman vs Superman: A Origem da Justiça. O novo filme tem a assinatura de Matt Reeves e, segundo os próprios realizadores, não terá qualquer ligação com outros filmes do DCEU. Reeves coleciona no currículo sucessos como Cloverfield: Monstro e os dois filmes finais da franquia Planeta dos Macacos.

“Sherlock Batman”
O cineasta garante que a ideia do filme é explorar o lado mais investigador do justiceiro de Gotham City. Para tal, ele foi beber na fonte de Batman: Ano Um, uma das obras mais famosas e importantes do personagem, escrita por Frank Miller. A HQ aborda não apenas o primeiro ano de Bruce Wayne de volta à Gotham como vigilante, mas também a chegada do detetive Jim Gordon à cidade, quando ainda era apenas tenente.

No longa, em meio a uma cidade rendida à corrupção e aos bandidos, o vigilante solitário acaba se estabelecendo como a personificação da vingança entre seus concidadãos. Porém, ele acaba envolvendo Gordon e ele mesmo em um jogo de gato e rato ao investigar uma série de maquinações sádicas, acompanhadas de uma trilha de pistas enigmáticas. Aí já deu para saber o resto, certo? Tem o vilão Charada chegando na jogada! A investigação, porém, acaba levando-o a descobrir uma onda de corrupção que envolve, inclusive, o nome da família Wayne. Enquanto busca solucionar o mistério e acabar com o crime, ainda precisa lidar com a possibilidade de rever a imagem que idealizava do pai, Thomas Wayne.

Movies Gallery_TheBatman_Bruce_6185e9719d94e4.19339584
(Foto: Divulgação/Sony)

Após o anúncio de Pattinson como o escolhido para o papel, houve quem torceu o nariz e não deu muita confiança. Mas ele foi lá e cumpriu toda a cartilha: ganhou músculos para entrar no uniforme e também externou admiração pelo personagem. À medida em que foram saindo os primeiros materiais promocionais, alguns fãs começaram a ver semelhanças entre os traços marcados da face do ator e também do herói. Desde então, a aceitação se tornou maior.

Contudo, como diz o ditado: nem tudo são flores. Durante a produção do filme, saíram rumores de que o astro estaria insatisfeito com o modus operandi de Matt Reeves. A motivação seria o perfeccionismo extremo do diretor, que exigia várias tomadas da mesma cena. Apesar disso, o ator reitera que está vivendo um sonho de infância ao vestir o uniforme preto. Além dele, o filme traz Zoë Kravitz (Mulher-Gato), Paul Dano (Charada), Jeffrey Wright (Jim Gordon), Colin Farrell (Pinguim) e Andy Serkis (Alfred Pennyworth).

Futuro 
O filme ainda nem estreou, mas a Warner Bros pode estar com mais planos para o universo do morcego, incluindo a possibilidade de uma série ou filme com foco na Mulher-Gato. Além disso, durante uma entrevista para a Entertainment Weekly, Matt Reeves confirmou que as produção darão início ao que chama de ‘Batverso’. “O que eu realmente queria com este filme era dar início ao ‘Batverso’. Você não faz uma história e diz ‘Este é o Capítulo 1’ porque você pode não conseguir fazer o Capítulo 2. Então, a história tinha que se sustentar por conta própria. Mas também podemos fazer outras histórias conectadas ao filme sem chamar de sequência, porque a ideia é fazer com que a história em torno de Gotham nunca termine”, disse o cineasta. Daí, pode surgir uma série acompanhando o departamento de polícia de Gotham e também outra somente sobre o vilão Pinguim? Será que tudo isto vai vingar? Caso o filme faça sucesso, é bem provável que sim! Afinal, Batman é uma fonte que nunca seca.

Serviço 
The Batman 
Estreia nesta quinta-feira (3), com pré-estreias amanhã (1º) e quarta (2), incluindo cinemas de Fortaleza

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES