Fortaleza será palco de uma travessia musical entre dois mundos. Neste sábado (18), Thiago Arancam leva ao Teatro RioMar o espetáculo “Uma Viagem Pela Itália”, um tributo à terra que moldou sua voz e o consagrou. O show promete emocionar o público com canções que traduzem memórias, sentimentos e a força da sua arte que une Brasil e Itália
Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br
A jornada artística de Thiago Arancam, marcada por sua forte conexão entre a Itália e o Brasil, propulsiona o show “Uma Viagem Pela Itália”, que o artista apresenta na capital cearense, mais precisamente no Teatro RioMar Fortaleza, neste sábado, 18. No repertório do espetáculo, o tenor brasileiro canta canções que fazem parte da sua trajetória profissional, desde a chegada ao país europeu, ainda adolescente, até subir aos palcos dos principais teatros do mundo.
“Vivi muitos anos naquele país, e foi lá que construí grande parte da minha trajetória internacional. ‘Uma Viagem Pela Itália’ é mais do que um show é uma celebração das minhas memórias, das canções que marcaram a minha vida e da cultura italiana que carrego no coração. O ponto de partida foi a vontade de unir emoção, nostalgia e a força das grandes canções italianas em uma narrativa viva e contemporânea”, revela em entrevista ao Tapis Rouge.
Essa mesma importância pessoal que o show possui para o artista também ressoa nas canções apresentadas no palco. O set-list de “Uma Viagem Pela Itália”, de acordo com o tenor, tem a emoção como um grande fio condutor. “Cada música foi escolhida não apenas pelo sucesso ou pela beleza melódica, mas pela história que carrega e pela conexão que tem comigo. O repertório viaja por diferentes fases da música italiana dos grandes clássicos, como ‘Caruso’ e ‘O Sole Mio’, até canções modernas e temas de filmes que marcaram gerações. Tudo foi pensado como uma trilha sonora da minha vida, com arranjos que unem o lirismo da ópera à sensibilidade da música popular”, conta.
O resultado dessa seleção musical singular, somado à totalidade do espetáculo, é uma profunda jornada emocional, na qual o público vive uma “experiência de alma”, como descreve Arancam. “Quero que o público sinta que está viajando comigo não apenas pela Itália geográfica, mas por uma Itália emocional. O espetáculo desperta lembranças, paixões, saudades… É um caminho de luz, amor e beleza, com momentos de introspecção e também de celebração. Cada música é um convite para viver intensamente cada emoção”, comenta.
Fortaleza e futuro
Não é a primeira vez que a capital cearense abriga o talento e a potência artística do tenor. Durante as turnês em que percorreu o Brasil, a cidade alencarina não passou despercebida por Tiago, que afirma guardar lembranças maravilhosas de apresentações anteriores na terrinha. “Fortaleza sempre me acolheu com muito carinho e entusiasmo. Tenho ótimas memórias do público cearense, [que é] um público caloroso, vibrante e profundamente sensível à música. Guardo com muito carinho as apresentações que fiz aí, especialmente a energia e o respeito que sempre senti das pessoas. Voltar a Fortaleza é sempre um reencontro com o afeto”, expõe.
No entanto, Fortaleza é apenas mais uma parada na jornada contínua do artista, que tem a arte como sinônimo de movimento e já planeja seus próximos passos e desafios na carreira. “Depois dessa turnê, vêm novos espetáculos temáticos e colaborações diferentes, inclusive com outros estilos musicais sem perder a essência do canto lírico. Também estou desenvolvendo projetos especiais ligados à fé, à música e à cultura brasileira. Mas, no fundo, cada novo trabalho é uma continuação dessa viagem agora com novos sons, novas histórias e novos sonhos”, conclui.
serviço
Show “Uma Viagem pela Itália”, de Thiago Arancam
Teatro Riomar Fortaleza – R. Des. Lauro Nogueira, 1500, Papicu
Neste sábado (18), às 21h
Ingressos a partir de R$ 80; no Uhuu.com