O TikTok anunciou a retirada iminente do catálogo de artistas representados pela Universal Music Group (UMG) de sua plataforma. Nomes como Taylor Swift, Billie Eilish, Ariana Grande e Drake perderão espaço no aplicativo a partir desta quinta-feira (1°), em decorrência de um impasse contratual entre a gravadora e a ByteDance, empresa responsável pela rede social. O contrato vigente, que prevê a presença das músicas no TikTok Music, chega ao fim nesta quarta-feira (31), sem perspectiva de renovação.
Representantes da Universal Music Group alegam que o TikTok não está pagando o devido valor pelo uso das obras dos artistas, fundamentais para o dinamismo da plataforma. A gravadora chegou a expor a discordância financeira, enquanto um relatório divulgado pela rede social revela que o aplicativo está próximo de atingir a impressionante marca de U$ 20 bilhões em lucro até 2023.
Em uma carta aberta compartilhada na plataforma X (antigo Twitter), a UMG disse que a decisão de retirar todo o catálogo do TikTok foi fundamentada em três pontos de desacordo nas negociações: compensação justa para compositores, proteção a artistas contra os impactos das Inteligências Artificiais e garantia de segurança online para os usuários da rede.
A saída dos artistas da UMG do TikTok levanta questões sobre o futuro das parcerias entre gravadoras e plataformas digitais: reflete sobre a real importância das gravadoras como intermediária das relações entre o artista e o público, mesmo em tempos de plataformas de vídeos curtos.