Quinze cantoras que fizeram história no gênero se reúnem em uma megalive neste fim de semana para apresentar seus grandes sucessos. A programação online também segue com teatro, shows e mais
Luiz Claudio Morais
luizclaudio@ootimista.com.br
O Ceará é um grande celeiro para artistas de forró e foi daqui que vimos grandes artistas brilharem Nordeste e Brasil afora. Neste domingo (21), quinze cantoras do estilo se reúnem para a megalive “Nossa História”. O projeto encabeçado por Taty Girl irá relembrar os maiores sucessos do ritmo das últimas décadas e novos hits dos momentos atuais de cada artista.
Foram convidadas para a transmissão: Márcia Fellipe, Paulinha Abelha, Silvânia Aquino, Samyra Show, Mirella Vieira, Walkyria Santos, Mara Pavanelly, Gil Mendes, Janaina Alves, Monique Pessoa, Laninha Show, Suzy Navarro, Nenem Cat e Joyce Tayná.
Suas trajetórias se cruzam em diversos aspectos. Várias delas começaram as carreiras em bandas consagradas. Com exceção de Paulinha Abelha e Silvânia Aquino, que integram a banda Calcinha Preta, todas seguem como artistas solo.
Elas também já exploraram diversos subgêneros do forró, como os clássicos, o pé-de-serra, o universitário e o eletrônico. Todos terão seu momento da live para agradar o público, do mais saudosista ao mais moderno.
O movimento das cantoras em se reunirem para um show especial revela uma nova fase no mundo do forró. Antes dominado por rivalidades e conflitos, hoje, elas observam que a união permite um avanço maior do estilo musical e a live proporciona diálogo e proximidade.
Mais programação
Ainda seguindo com a programação virtual, os equipamentos culturais presentes em Fortaleza e produtores independentes promovem uma série de atrações para que o público possa acompanhar e participar de casa.
A atriz Camila Nhary faz performance teatral baseada no livro “Morra, Amor”, da escritora argentina Ariana Harwicz. Dirigido por Karine Teles e José Eduardo Limongi, o espetáculo será exibido gratuitamente ao longo do fim de semana pelo YouTube. A história narra a angústia do papel de mãe e de esposa numa sociedade marcada pelo machismo.
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura promove uma oficina de tirinhas neste sábado (20), com o ilustrador Lui Duarte. Entusiasta desta arte, o profissional irá ministrar a aula pelo YouTube do equipamento.
Carlinhos Perdigão lança o show “Palavra, o musical” no canal no YouTube do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) neste domingo (21), às 16h. Gravado no Cineteatro São Luiz, a apresentação contará com as composições de seu disco “Palavra”, lançado em 2017.
Ainda no domingo, o cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical Saulo Duarte, apresenta seu novo show virtual. A apresentação também foi gravada no palco do Cineteatro São Luiz. “Todas as cores estão dentro” faz uma releitura de canções dos quatro álbuns gravados pelo artista em versões exclusivas.
Já a décima edição da Mostra Dragão do Mar de Arte e Cultura de Canoa Quebrada traz, de hoje (19/2) a terça-feira (23/2), uma série apresentações de circo, dança e teatro. Entre as atrações, Circo Além da Lona (SP), Grupo Corpos Teatro Independente, Grupo Nós Mimo (RS), K´Os Coletivo e Sâmia Bittencourt e Cia Plural.
Programação completa
Sexta (19/2)
17h – Mostra Dragão do Mar de Arte e Cultura de Canoa Quebrada – até o dia 23/2 (Instagram @mostradragaocq e pelo link na bio https://linktr.ee/mostradragaodomar)
18h – Teatro: “Morra, amor” (Youtube Morra, Amor)
22h45 – Show: Ferrugem (BandTV)
Sábado (20/2)
17h – Oficina de tirinhas com Lui Duarte (Dragão do Mar)
18h – Teatro: “Morra, Amor” (Youtube Morra, Amor)
Domingo (21/2)
16h – Show: “Palavra, o musical”, de Carlinhos Perdigão (YouTube do CCBNB)
17h – Live: Nossa História (YouTube de Taty Girl)
18h – Teatro: “Morra, amor” (Youtube Morra, Amor)
18h – Show: “Todas as cores estão dentro”, de Saulo Duarte (YouTube do Cineteatro São Luiz)