Conheça Larissa Góes, uma das protagonistas da 3ª temporada da série “Cine Holliúdy”, que dá vida a Rosalinda, cantora e dançarina de forró que se envolve com Francisgleidisson (Edmilson Filho)
Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br
Do humorista Chico Anysio ao cineasta de sucesso Karim Aïnouz, a dramaturgia brasileira acabou se tornando uma das maiores beneficiadas com a “exportação” de talentos cearenses. Uma das maiores promessas da terrinha na atualidade é a atriz Larissa Góes, que protagoniza a terceira temporada da série Cine Holliúdy (2023), em exibição na TV Globo e no Globoplay.
Nos novos episódios da produção de Halder Gomes, Larissa interpreta Rosalinda, uma cantora e dançarina de forró que se envolve com Francisgleidisson (Edmilson Filho) e exige dele a mesma dedicação ao relacionamento que ela deu, ao deixar a companhia de forró.
Mas engana-se quem pensa que a atriz é novata: são 18 anos dedicados à atuação. “A experiência de estar em evidência numa obra como Cine Holliúdy me faz chegar a inúmeras análises sobre o meu trabalho como um todo”, diz a atriz ao Tapis Rouge. “Entrar num processo já em andamento é começar pelo meio, num desafio constante de descobrir fazendo. Assisto hoje aos episódios lançados e me divirto. Embarco facilmente na realidade fantasiosa da cidade de Pitombas”, reflete.
Larissa começou sua carreira fazendo aulas de teatro de graça, ao lado da irmã, na Casa da Comédia Cearense, no bairro Rodolfo Teófilo. À época, quem assistia às suas apresentações eram sua mãe e seus vizinhos. “Aos 10 anos de idade não me ocorria que aquele seria o início de um caminho longo e cheio de reviravoltas. E quando não se tem suporte financeiro para custear algumas necessidades que se apresentam o desafio é ainda mais tenebroso. Também descobri isso muito cedo”, diz. Hoje, Larissa carrega nas costas algumas produções aclamadas, como a novela Velho Chico (2016), o filme Cabeça de Nêgo (2020) e a série Meninas do Benfica (2022).
“Percebo que com o passar dos trabalhos e estudos eu construí um repertório que me favorece tecnicamente em certos âmbitos, mas que também sempre abre espaço para o não saber, abre espaço para o campo da observação e da escuta. Isso acende em mim resquícios daquela Larissa que começou a fazer teatro e olhava com encantamento e curiosidade para as coisas; que não precisava ter plena noção do que estava fazendo e das proporções que aquilo podia tomar e por isso se permitia experimentar”, pondera.
Além de atriz, Larissa Góes também se aventurou em outras áreas. No mundo da música, a fortalezense participou de um teste para um musical. À época, sem conhecimento técnico, não passou, mas isso não a fez desistir. “Entrei no elenco da novela Velho Chico e só então consegui dar início às minhas aulas particulares de canto em Fortaleza”, fala, orgulhosa. E mais: Larissa também é professora de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). E estando em meio a esta comunidade, dedica-se à luta contra o preconceito a pessoas com deficiência – inclusive na dramaturgia. “Em quantas obras do audiovisual brasileiro podemos ver pessoas da comunidade surda atuando, seja na equipe de produção, seja no elenco? (…) A minha fala ainda é carregada do privilégio de ser uma pessoa ouvinte, mas penso que, quando fazemos esses apontamentos, abrimos espaços para novas formas de criação artística”, afirma a artista.
Vale ressaltar que o fato de coprotagonizar uma série de TV não é o último passo de uma carreira de sucesso. Ela está no elenco de dois longas de destaque em premiações dentro e fora do País. O primeiro é Estranho Caminho, de Guto Parente, que conquistou quatro prêmios no Festival de Tribeca. A premiação aconteceu em Nova York, nos Estados Unidos, na última quinta-feira (15). Além disso, o longa Quando Eu Me Encontrar, de Michelline Helena e Amanda Pontes, esteve em exibição na última sexta (16) e sábado (17) no festival Olhar de Cinema, de Curitiba. E os projetos de Larissa não param por aqui: “No teatro eu tenho me reunido com outros artistas para darmos início ao processo de pesquisa para um espetáculo”.
Serviço
Cine Holliúdy – 3ª temporada na TV Globo
Exibição às quintas-feiras após a novela das nove. Temporada completa no Globoplay
Classificação indicativa: 12 anos