Site Painel da Fotografia Cearense Contemporânea vai reunir obras de 120 fotógrafos do Ceará, revelando um panorama da produção atual em nosso estado e homenageando grandes nomes da fotografia
Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br
Com o propósito de promover autores e suas obras por diferentes meios e cenários, o site Painel da Fotografia Cearense Contemporânea será lançado na próxima quarta-feira (31/3). A ação cultural apresenta obras – com propostas individuais e coletivas – de 120 fotógrafos do Ceará, residentes há pelo menos cinco anos no Estado.

O projeto objetiva mapear esses profissionais da imagem para a busca de oportunidades futuras de intercâmbios, organização de exposições, livros/catálogos, edição de vídeos e documentários, além de outros meios que possam dar visibilidade à produção fotográfica cearense. A curadoria dos fotógrafos foi feita por uma comissão de seleção ligada à área do audiovisual, que fez a apreciação dos trabalhos e escolheu as 120 obras que compõem o projeto, em meio a mais de 230 inscrições.
“Já existiu uma primeira edição do painel (2004), quando foram apresentados 70 fotógrafos. A ideia, desde o início, foi apresentar um panorama da produção cearense e que essas obras, esses trabalhos dos fotógrafos, pudessem circular e serem divulgados. Criar um documento de memória dessa produção. Agora, 17 anos depois, nós estamos propondo a atualização do painel, que foi feito através de uma convocatória. O objetivo é o mesmo”, explica a administradora Patrícia Veloso, que fez parte da curadoria da mostra.
Homenagem
O Painel Painel da Fotografia Cearense Contemporânea 2020 também homenageia grandes nomes com trajetória dedicada à fotografia: Angela Moraes, Jacques Antunes, Jarbas Oliveira, José Albano, Leomar Sousa, Marcos Guilherme, Maria Rosa, Mauri Melo, Mestre Júlio e Nelson Bezerra. A fotógrafa Maria Rosa foi a primeira fotojornalista do Ceará.
“Nós decidimos manter no painel uma área especial do site para evidenciar pessoas que estão trabalhando para a fotografia ou tiveram uma atuação importante para a história fotografia cearense há pelo menos 40 anos. Divulgamos nas redes sociais do projeto para que as pessoas pudessem indicar os seus eleitos para serem homenageados. Daí escolhemos os nomes e fizemos uma composição com 10 pessoas que vão ser homenageadas agora”, diz a curadora, que é mestre em Administração (Unifor) e Comunicação (UFC).
Patrícia Veloso pontua a importância da homenagem. “Porque valoriza o trabalho dessas pessoas, que vêm de áreas distintas, como, o fotojornalismo. São pessoas que trabalharam com a fotografia documental, que atuaram na produção de imagens nos circuitos mais comerciais da arquitetura, assim como na documentação da cidade”.
Serviço:
Lançamento do Painel Painel da Fotografia Cearense Contemporânea 2020 , com 120 obras de fotógrafos cearenses
Quando: neste sábado (26)
Horário: o site estará no ar a partir do meio-dia
Onde: www.painelfotoceara.com.br



















