O consumo de vídeos online está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, seja por diversão ou trabalho, em decorrência da aceleração da transformação digital vivida em 2020. E essa força do streaming pode ser observada nos números. Segundo uma pesquisa da Kantar Ibope Media, em 2020, houve um aumento de 73% no consumo de vídeos pagos ou gratuitos pelos usuários de internet no Brasil.
Seguindo uma tendência mundial, o Sistema Fecomércio Ceará lança em janeiro sua plataforma de streaming gratuita, a Fecoplay, com conteúdos exclusivos e originais, produzidos pela instituição a partir das ações e atividades desenvolvidas pelos profissionais do Sesc, Senac, Fecomércio e IPDC.
De acordo com Raquel Barros, Coordenadora Geral de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio Ceará, o objetivo da plataforma é dar maior visibilidade aos projetos realizados pela instituição. “Nós produzimos vídeos superinteressantes ao longo de 2020, estando presente na vida das pessoas em um dos momentos mais difíceis, com as unidades fechadas e cada um na sua casa. Agora, tanto esse material quanto os futuros lançamentos, estarão disponíveis de forma mais acessível e organizada em uma plataforma com conteúdos produzidos com a nossa cearensidade, mostrando coisas da nossa terra, da nossa gente”, afirma.
Raquel pontua que a produção de vídeos se tornou um elo fundamental para a instituição continuar fazendo parte da vida das pessoas. Esse esforço gerou um grande acervo, que valoriza a riqueza da diversidade cultural do Ceará, orienta os empresários do comércio de bens, serviços e turismo, proporciona lazer e qualidade de vida, como também ajuda quem quer se destacar no mercado ou montar o próprio negócio.
Um dos destaques é a gastronomia local, apresentada, por exemplo, a partir das práticas alimentares das comunidades litorâneas, que pouca gente conhece, e que foi possível a partir da 10ª edição do projeto Povos do Mar. Além disso, entre as temáticas do material audiovisual estão cultura popular, artesanato, saúde e bem-estar, desenvolvimento infantil, música, turismo, aperfeiçoamento profissional e assessoria empresarial.
Todo esse material está catalogado dentro da plataforma, que é ligada ao Youtube, a partir de listas e categorias para facilitar o acesso dos usuários. A seleção dos vídeos foi realizada a partir de uma curadoria que fez um ranking não só dos mais vistos em 2020, mas também do material que tem grande potencial de interesse do público, nas mais diversas áreas.
Conheça a Fecoplay: https://www.fecomercio-ce.com.