A capital cearense reúne, mais uma vez, a riqueza cultural e criativa do povo brasileiro produzida por artesãos dos 27 estados brasileiros. A 6ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará – Fenacce bateu recorde de visitantes no primeiro final de semana do evento, que iniciou no último dia 20, e promete movimentar a capital até dia 29 de setembro. A Feira, que acontece no Centro de Eventos do Ceará, já contabilizou mais 11 toneladas de alimentos arrecadados na portaria do evento, que incentiva a entrada solidária com a doação de 2kg de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Mesa Brasil, programa nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Sesc, parceiro do evento.
Para a artesã Sâmia Carneiro, a Fenacce é uma vitrine. “Eu vi no artesanato uma saída para uma fase difícil que passei na vida, a perda do meu esposo, que faleceu de câncer há dois anos. Já tenho filho criado, ele é advogado e tem 23 anos, e foi o artesanato que me ajudou a ver outro sentido na vida. Tenho uma loja física com mais duas amigas e trabalho com bonecos de feltro. Em três dias de evento já vendi o que investi para estar aqui, agora o que vier será lucro. sou de Fortaleza e quero estar na Feira do próximo ano e minha meta é produzir mais bonecos de Papai Noel a partir de janeiro, que é o meu carro chefe, para que meu estoque esteja maior na época da Fenacce 2025”, enfatiza a expositora que aprendeu com a mãe, Leila Carneiro, de 74 anos, a arte de trabalhar com as mãos.
Josielton Sousa, artesão do Piauí, que trabalha entalhando madeira, destaca: “Eu fui o primeiro artesão a acreditar na Fenacce, o primeiro a me cadastrar e isso aconteceu lá atrás, em 2019, primeiro ano que aconteceu o evento. Sempre participei de todas as edições da Feira e minha meta é sair de Fortaleza sem nada, vender todas as peças que trouxe. Já vendi bem e recebi encomendas também. Eu vivo da minha arte e a valorização do nosso trabalho é muito importante para nos motivar a continuar fazendo artesanato”.
O evento reúne a arte produzida por profissionais de todo o Brasil e ainda oferece palestras, oficinas de artesanato, apresentações culturais, Cozinha Show e o público presente ainda tem acesso a uma vila gastronômica. As atrações artísticas confirmadas para os próximos dias são:
– Dia 23/09: Forró dos Meninos, com Rick Solto, às 18h;
– Dia 23/09: show de rock com Caike Falcão, às 19h30;
– Dia 24/09: apresentação da banda Clima de Pagode, às 17h20;
– Dia 24/09: show de humor com a Luana do Crato, às 19h
– Dia 24/09: Julliet Carvalho, às 20h;
– Dia 25/09: show da Flor Florentino, às 20h;
– Dia 26/09: show da Vitória Fernandes, às 19h30;
– Dia 27/09: show do cantor Marcos Lessa, às 20h;
– Dia 28/09: apresentação de Derek Ventura, às 12h;
– Dia 28/09: circo Desequilibradoz, às 16h;
– Dia 28/09: Canto de Fortaleza, às 20h;
– Dia 29/09: show com a banda Samba Mix, às 12h;
– Dia 29/09: Vânio Bahia, às 15h30;
– Dia 29/09: Clementino Moura, às 18h.
Os horários da Feira são:
Até dia 28/09
– Segunda a sexta: 15h às 22h;
– Sábado: 11h às 22h.
29/09
– Último dia de evento: 11h às 20h
A Fenacce é realizada pela A&M Promoções e Eventos e promovida pelo Instituto Idehas e Sindieventos Ceará. A Feira é patrocinada pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Sebrae Nacional, Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac; Correios, Banco do Nordeste, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Governo Federal. O evento é apoiado pela CeArt, Ceará Fascinante, Mecenas do Ceará, Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura e pelo Programa do Artesanato Brasileiro.
Serviço:
Fenacce – Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará
Local: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz
Data: até dia 29 de setembro
Entrada Solidária: doação de 2 kg de alimentos
Redes sociais: www.fenacce.com.br e @fenacce.