Com seis episódios, a série Loki estreia nesta quarta-feira (9), na Disney+, e trará o anti-herói mais amado da Marvel tentando consertar brechas na linha do tempo em troca da própria liberdade

Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br

Entre uma trapaça e outra, sendo colocado como vilão no primeiro filme que reuniu os super-heróis mais poderosos da Terra e ainda aparições em outras produções, se vão dez anos desde a introdução de Loki (Tom Hiddleston) no Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Porém, a história agora é outra e o protagonismo será todo dele, com a estreia da série homônima ao personagem, que chega à Disney+ nesta quarta-feira (9). A produção terá lançamento semanal e irá se desenrolar ao longo de seis episódios, com o último previsto para ser exibido em 14 de julho.

Antes de saber o futuro do também conhecido como Deus da Trapaça, é importante lembrar em qual ponto a narrativa parou, principalmente em meio ao panteão de heróis da Marvel nos cinemas. Para não ser preso pelas autoridades em Vingadores: Ultimato (2019), o irmão de Thor (Chris Hemsworth) roubou o Tesseract e abriu um portal para fugir, enquanto Hulk saía quebrando tudo. O evento não previsto pelos Vingadores acaba criando uma linha do tempo paralela, que é utilizada aqui como ponto de partida para a investida solo do anti-herói.

Mais multiverso?

Como mostra o trailer de divulgação, Loki é capturado por agentes da Agência de Variância do Tempo e recrutado para reparar brechas deixadas no tempo. Por trabalhar com este cenário pouco explorado e ainda abrir margem para realidades alternativas no MCU, vários detalhes têm sido mantidos em segredo, pois poderão impactar diretamente o futuro de várias produções, conforme explicou o roteirista da série, Michael Waldron, que também está envolvido em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, sequência do bruxo interpretado por Benedict Cumberbatch, prevista para estrear em março de 2022.

Rumores também indicam que o vilão Kang, o Conquistador, fará aparição em Loki. Originalmente introduzido em 1963 nos quadrinhos do Quarteto Fantástico, o personagem é um viajante temporal que busca conquistar o futuro. A presença de Kang, contudo, não está confirmada, mas ele será visto como o inimigo de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, previsto para chegar aos cinemas somente em fevereiro de 2023.

Embora a série esteja sendo interpretada pelos fãs como uma aventura no tempo, Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, afirmou, em entrevistas anteriores, que se trata de um thriller policial. Loki é a terceira série original da Marvel para o serviço de streaming da Disney, logo após WandaVision e Falcão e o Soldado Invernal, e traz no elenco nomes como Owen Wilson, Jaimie Alexander, Sophie Di Martino, Richard E. Grant e Gugu Mbatha-Raw.

Todas as aparições de Loki nos cinemas 

Thor – 2011

Os Vingadores – 2012

Thor: O Mundo Sombrio – 2013

Thor: Ragnarok – 2017

Vingadores: Guerra Infinita – 2018

Vingadores: Ultimato – 2019

Serviço
Loki
Série de ficção em seis episódios
Estreia nesta quarta-feira (9), na Disney+