Série de atividades gratuitas celebram vida e obra de Amir Haddad em Fortaleza

Com atividades gratuitas na Vila das Artes e no Cineteatro São Luiz, a programação do ‘Projeto Cirandeiro’ promete celebrar a vida e a obra do diretor teatral Amir Haddad. Serão dois dias de vivências, lançamento de documentário e do livro que narra a trajetória deste mestre dos palcos

Sâmya Mesquita

samya@ootimista.com.br

Nada mais necessário que celebrar o trabalho de artistas enquanto estes podem ouvir os aplausos do público. Nesta terça (29) e quarta-feira (30), Fortaleza será palco de uma dessas homenagens. O Projeto Cirandeiro, iniciativa cultural que ovaciona o legado de Amir Haddad — ator, diretor e professor que marcou a cena teatral brasileira —, promove eventos gratuitos na Vila das Artes e no Cineteatro São Luiz. O objetivo é trazer aos amantes do teatro uma série de atividades que refletem a influência do diretor no teatro brasileiro.

O Projeto Cirandeiro é uma forma de honrar o legado de Amir e compartilhar suas realizações com as gerações atuais e futuras. “Eu vou ter muito prazer em dialogar com vocês. Faz tempo que não vou ao Ceará, que não piso nessas areias, nesses bares, nesses lugares tão bonitos para a vida brasileira”, afirma o artista, animado com os dois encontros com o público cearense.

No primeiro dia de programação, nesta terça-feira (29), a atriz cearense Lua Ramos, que já fez parte do grupo Tá Na Rua, conduzirá uma vivência teatral na Vila das Artes a partir das 18 horas. Haverá também uma conversa aberta com o próprio Amir — momento valioso para a troca de conhecimentos entre o mestre e os grupos teatrais locais, uma vez que o Tá na Rua é uma referência em teatro de rua no Brasil.

Neste mesmo dia, ocorre o lançamento do livro Amir Haddad de Todos os Teatros. Publicado pela editora Cobogó, a obra narra uma verdadeira jornada pelos bastidores e pelas emoções do mundo cênico, revelando segredos e desafios que moldaram a carreira do artista. São 176 páginas organizadas pelos atores e diretores Cláudio Mendes e Gustavo Gasparani, a partir de pesquisas no acervo de Amir. “O livro é a organização de meus escritos (…), feito por dois amigos meus que me conhecem bastante e conhecem a minha obra. O trabalho ficou excelente”, afirma o homenageado. A obra ainda conta com um texto de Daniel Schenker, crítico, professor e jornalista que discorre sobre sua contribuição para a cena teatral brasileira.

Já na quarta-feira (30), o Cineteatro São Luiz será o cenário do lançamento do documentário Cirandeiro em III Atos. O filme, dirigido por Claudio Boeckel, proporciona uma visão profunda do pensamento teatral de Amir Haddad, revelando sua influência e contribuição para a cena teatral brasileira e internacional. “Cláudio Boeckel me acompanha há anos em todas as minhas atividades, recolhendo material. Eu mesmo fico encantado com esse filme. Aprendi muito sobre mim mesmo”, brinca o artista. O documentário apresenta depoimentos exclusivos, cenas de ensaios e momentos íntimos, oferecendo uma perspectiva única sobre a carreira do diretor. Além da exibição, o encontro oferecerá sessão de autógrafos, bate-papo e interação com o público.

Amir Haddad

Pode ser que seu nome não seja conhecido pelo público leigo, de fora da dramaturgia, mas os mais de 100 espetáculos e 400 peças dirigidas ao longo da carreira de Amir são conhecidos e reconhecidos por sua ousadia, inovação, qualidade e significado profundo. Em sua mais recente atuação, Amir Haddad dirigiu o monólogo Virgínia, inspirado na vida e obra da escritora inglesa Virginia Woolf. A peça, estrelada por Cláudia Abreu, passou por Fortaleza em maio deste ano.

Coletivo Tá na Rua

Com mais de 40 anos de atuação e diversos prêmios, o grupo fundado em 1980 tem sede no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, e possui o título de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Por sua importância, Amir Haddad tem o título de “doutor honoris causa” concedido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. A Casa Tô Na Rua realiza oficinas teatrais, ensaios, celebrações e eventos artísticos culturais. Sua marca são espetáculos que saem do convencional, que primam pela desconstrução da dramaturgia ocupando ruas e praças.

Serviço

Vivência teatral com Lua Ramos e lançamento do livro “Amir Haddad de todos os teatros”
29 de agosto às 18h
Vila das Artes. Rua 24 de Maio, n° 1221 – Centro

Evento de lançamento do documentário “Cirandeiro em III Atos” e do livro “Amir Haddad de todos os teatros”
30 de agosto às 18h
Cineteatro São Luiz. Rua Major Facundo, nº 500, Praça do Ferreira – Centro

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES