De hoje (22) a segunda (25), o Senac Referece realiza uma série de atividades dentro da programação do festival Fartura Gastronomia du Brasil 2021. Para marcar a retomada do setor, o projeto realiza uma programação híbrida envolvendo 120 chefs de todos os estados brasileiros em restaurantes de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Belém, Brasília e Fortaleza, além de 100 atrações virtuais, que abrangem aulas, dicas, receitas, shows e artes cênicas.

O restaurante Mayú, do Senac, integra a programação recebendo a ação Menu du Brasil. O chef Ivan Prado cozinha com o chef Pedro Franco, do restaurante Térèze, do Rio de Janeiro, no dia 22, para convidados do evento. Na segunda, o auditório do Senac Reference será palco do Seminário Fartura Cultivar Ceará, que disponibiliza 100 vagas gratuitas com inscrições pelo site Sympla.

Na abertura, a chef Mara Salles, do tradicional restaurante Tordesilhas (SP), fala sobre os ingredientes brasileiros e a influência na cultura alimentar, com a jornalista e curadora gastronômica do Fartura Brasil, Carolina Daher.  O evento conta ainda com mesas redondas sobre cases de sucesso de produtores cearenses e sobre como evoluir a Gastronomia sem perder a origem.

A programação será encerrada com o Cozinha ao Vivo, no terraço do Senac Reference, quando três chefs convidados pelo Fartura Brasil ensinam receitas que podem ser degustadas pelos participantes do seminário.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (22/10) 

13h – Live Empreendedorismo Gastronômico: Matheus Vieira (Senac/CE) entrevista Giovanna Mondrado (Moa Chocolates) – Transmissão pelo YouTube do Fartura Brasil

19h – Jantar Menu Du Brasil – Jantar com menu exclusivo assinado por Ivan Prado (Mayú) e Pedro Franco (Terézè – RJ) – Para convidados. Local: Restaurante Mayú

Segunda-feira (25/10) 

De 14h às 18h30 – Seminário Fartura Cultivar Ceará. Local: Auditório

14h – Boas vindas – Ana Cláudia Martins – Diretora Regional do Senac Ceará

14h30 – Abertura: Mara Salles (Tordesilhas/SP) – Tema: Os ingredientes brasileiros e suas influências na construção da cultura alimentar. Mediação: Carol Daher, jornalista e curadora gastronômica (Fartura)

15h30 – Mesa 1: A comida do Ceará e a valorização dos produtos locais: Roberto Araújo (IFCE) e Nilza Mendonça. Mediação: João Luiz Lima (Governo do Estado do CE)

16h30 – Mesa 2: Cases de sucesso de produtores cearenses: Vicente Monteiro (Alquimista da Caatinga) e Karlus Martins (Queijo do Tonho). Mediação: Vanessa Santos (Senac/CE)

17h30 – Mesa 3: Para onde vamos? Como evoluir a gastronomia sem perder a origem: Ivan Prado (Mayú/CE) e Diogo Sabião (Niá Amazônia/RO). Mediação: Carol Daher, jornalista e curadora e curadora gastronômica (Fartura)

De 18h30 às 20h30 – Cozinha ao Vivo com chefs convidados pelo Fartura. Local: Terraço

Serviço:
Fartura no Senac Reference
Data: Dias 22 e 25/10
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 1301 – Aldeota
Inscrições Seminário e Cozinha ao Vivo: https://www.sympla.com.br/seminario-fartura-cultivar-ceara__1383844
Grátis