Fortaleza recebe pela primeira vez a Semana Lixo Zero, uma iniciativa que ocorre simultaneamente em várias cidades e tem como objetivo conscientizar a população sobre a destinação correta dos resíduos. A programação segue até domingo, 27, em 100 cidades do Brasil, além de Moçambique e Portugal.
As próximas ações da campanha são um desfile de roupas feitas a partir de resíduos e exposição de ecoprodutores, no Hotel Sonata de Iracema, nesta quarta-feira, 23; e a palestra ”Como o nosso lixo impacta nas mudanças climáticas”, na Assembleia Legislativa, na sexta-feira, 25, às 9h, com acesso gratuito.
Ao todo, são mais de 30 atividades sobre a gestão e encaminhamento correto de resíduos, além da divulgação do conceito lixo zero. As ações incluem limpezas urbanas, palestras, rodas de conversas, campanhas de coleta, visitas técnicas, oficinas, e apresentações artísticas que abordam a redução dos resíduos gerados nas cidades.
A plataforma Lixo Zero é organizada no Brasil pela Organização Não Governamental (ONG) Lixo Zero Brasil, ligada à Zero Waste International Alliance (Zwia), que organiza eventos semelhantes em diferentes regiões do mundo e propaga o conceito de Lixo Zero.