Confira o que é tendência nos bloquinhos e monte o look perfeito para sair arrasando por aí. Veja também as dicas de onde comprar acessórios e inspirações para a folia!

Texto: Naara Vale
naaravale@gmail.com
Foto: Beatriz Bley
    

Carnaval está batendo à porta e você ainda não tem os looks para cair na folia? A gente te ajuda. Seja totalmente fantasiada ou apenas com um adereço, o importante é entrar no clima. Se a ideia é montar um look improvisado, o primeiro passo é fazer um apanhado do que você tem no guarda-roupa. Procure por peças com brilho, metalizadas, com muitas cores ou de uma cor só, mais alegre, e o principal: muito confortável. Para os pés, aquele tênis velhinho e voilá.

Na moda, não existe certo e errado, muito menos no Carnaval. Mas alguns detalhes são importantes: usar macaquinho em bloco, por exemplo, é furada. Pensa naquela fila imensa para o banheiro químico e você ainda precisar abrir um mega zíper nas costas! Para quem não quer se montar toda numa fantasia, shortinho e blusa ou body são as melhores opções para os carnavais de rua. As tiaras, que seguem em alta nos bloquinhos, vão complementar o look e dar aquela cara de folia.

“Você pode investir nos acessórios. Põe um brinco colorido, uma blusa de cor… O que não pode faltar no carnaval é cor e brilho. Mas o primeiro passo é pensar numa roupa que seja confortável, que não vai ficar te puxando, te apertando. A pochete também é um dos acessórios indispensáveis”, ensina a designer da Menah Acessórios, Meire Nascimento.

Já para quem quer se jogar nas fantasias, as possibilidades são infinitas. Muitas lojas de festa no Centro de Fortaleza têm opções de fantasias prontas. Lojas de departamento como C&A e Riachuelo também estão investindo em peças de Carnaval, inclusive para meninos. Já para uma fantasia exclusiva, você pode misturar tudo o que é tendência neste ano ou escolher alguns deles para compor seu look e sair arrasando por aí.

O que está em alta:

Tiaras: “Uma tiara na cabeça faz toda a diferença”, diz a designer da Lace Ateliê, Clarissa Barbosa. Seja como parte de fantasia, seja apenas para dar uma alegria ao visual, as tiaras dominam os carnavais do Brasil inteiro. Muitas marcas autorais (confira as dicas nesta matéria) fazem peças exclusivas, com temáticas ou apenas misturando flores com folhagens e materiais brilhosos. As tiaras com nomes ou frases cômicas também estão super em alta e você mesma pode fazer em casa de EVA brilhoso. No YouTube está lotado de tutoriais que vão te ajudar.

Hotpants: sabe aquele biquíni que você comprou para usar nas férias e está lá parado na sua gaveta? Pois desengavete e coloque pra jogo. Se for neon ou metalizado, melhor ainda. A combinação deles com uma meia arrastão é tendência há alguns carnavais e, a depender do calor dos bloquinhos, as peças seguirão em alta por muito tempo. Sem contar que a meia arrastão dá uma disfarçada e cobre mais o corpo das mais tímidas.

Ombreiras: são a sensação dos looks de carnaval desde o ano passado. Com franjas grandes passando do cotovelo ou mais curtinhas, elas dão um up em qualquer visual. Podem ser feitas de um material de plástico metalizado (lembra do pompom da Xuxa?), fitas coloridas ou qualquer outro que tenha balanço e não pese.

Saia de tule: As clássicas do carnaval seguem em alta. Também compõem bem em qualquer fantasia. São fáceis de achar nas lojas e de fazer em casa. Combinadas com um body, meia arrastão, tiara do que você imaginar e muito, muito glitter, não tem erro. Você estará pronta para qualquer carnaval.

Glitter: não pode faltar de jeito nenhum. Uma dica para não poluir tanto o meio ambiente são os glitters biodegradáveis. Mesmo assim, na hora de tirar do corpo, use um lenço umedecido ao invés de se jogar direto debaixo do chuveiro.

Onde comprar:

Além das lojas de festa no Centro de Fortaleza e grandes redes como Lojas Americanas, Cyssales e Le Biscuit, muitas marcas autorais estão produzindo acessórios exclusivos, moderninhos e cheios de beleza. Confere estas dicas!

Marcas com perfis no instagram: @laceatelie / @panne /@sonaoperdeacabeca/ @mariavaiafesta

Feirinhas de carnaval:

– Casa Bendita (Av. Rui Barbosa, 888 – Aldeota): sábado (15) e domingo (16), das 16h às 21h.

– Feira Mambembe (Rua dos Tabajaras, 368 – Praia de Iracema): sábado (15), das 12h às 18h.

 Lojas físicas:

Ahazando (@ahazando): Av. Monsenhor Tabosa, 1171 – Meireles

Local (@local.499/ @menah): Av. Monsenhor Tabosa, 499 – Praia de Iracema

Colabora (@colabora_loja): Av. 13 de Maio, 1363 – Bairro de Fátima

Elabore (@elaborecs): Rua Marcos Macedo, 827 – Aldeota

 

Onde se inspirar:

Maddu Magalhãeshttps://www.youtube.com/watch?v=ofTHG3rOXUU

Paty Básica – https://www.youtube.com/watch?v=e2QsvSQwdYE

Lu Ferreira – Chata de Galocha https://www.youtube.com/watch?v=GkOVezWCKvk

Carol Burgo (@carolburgo)