Saulo Duarte e Aldo Sena sobem ao palco da Estação das Artes durante o Festival Kuya Design Sul-americano 

Além dos quatro dias do evento internacional, programação da semana inclui festa Numalaje, Feira Negra de Fortaleza e atividades infantis

A Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante – recebe entre os dias 12 e 15 de setembro atividades do Festival de Design Sul-Americano, promovido pela Kuya – Centro de Design do Ceará. Além das atrações musicais do evento internacional, que inclui show de Saulo Duarte com participação de Aldo Sena e festa Numalaje, a programação da Estação conta ainda com uma nova edição da Feira Negra de Fortaleza e atividades infantis.

Na plataforma da Estação, o público pode conferir, a partir de quinta-feira (12), a exposição “DES-VÃOS: Passado/Presente no Design Cearense”, que oferece uma perspectiva singular sobre a evolução do design no Ceará. Com uma curadoria meticulosa, a mostra estabelece um diálogo entre o passado e o presente, evidenciando a continuidade e a transformação das práticas de design no estado. Ela reflete sobre a intersecção das tradições locais com as tendências globais, forjando assim uma identidade única para o design cearense.

Além de oficinas práticas, ateliês formativos, feiras, exposições e mesas temáticas, a primeira edição do Festival Kuya Design Sul-americano também conta com feiras de design, gastronomia, visitas guiadas e leva apresentações musicais ao palco da Gare.

Festa Numalaje agita noite de sexta (13) 

Com uma discotecagem que promete a fusão de ritmos eletrônicos com o funk, a Gare balança na sexta-feira (13), a partir das 18h, com a festa Numalaje, comandada pelos DJs Lolost e DDzin. O projeto nasceu em outubro de 2022 pela vontade coletiva de pessoas negras e LGBTQIAPN+ periféricas de reunir semelhantes e ocupar diversos espaços de Fortaleza.

Nesta edição, a festa contará ainda com um Pocket Show de Angel History, acessível em Libras, e a participação das Performers Yala e Sully Winnie.

Guitarras e lambadas tomam conta da noite de sábado (14)

As atrações da noite de sábado (14) prometem não deixar ninguém parado ao som de ritmos do Norte brasileiro. A partir das 18h30, os DJ’s, pesquisadores e produtores Flávio Fonseca e Rodrigo Gadelha ecoam seu projeto “Carretera Sounds”, criado em 2021 com objetivo de prestar homenagem à música afro-amazônica, contemplando a sonoridade desde o Atlântico Negro até a América Latina. No repertório, estão ritmos como carimbó, lambada, guitarrada, cúmbia e salsa.

Na sequência, o cantor e compositor Saulo Duarte sobe ao palco para apresentar seu trabalho mais recente, “Digital Belém”, lançado em julho nas plataformas digitais. Explorando a combinação de ritmos como cumbia, guitarrada e carimbó com sintetizadores, baterias eletrônicas e outros elementos, o novo disco  conecta os caminhos que guiaram Saulo Duarte desde que o artista deixou Belém do Pará.

Radicado em São Paulo há 16 anos, o músico aposta na tecnologia como elo entre antigas tradições e promessas do futuro, trazendo um álbum que flerta com o tecnobrega, o pagodão e o melody em uma abordagem atualizada e contextualizada com a música produzida nas grandes capitais do mundo. Na Estação das Artes, Saulo recebe participação especial do Mestre da Guitarrada Aldo Sena, uma das lendas da música brasileira, com mais de 40 anos de carreira. O show terá acessibilidade em Libras.

Domingo na Estação tem Feira Negra e samba

O Domingo na Estação (15) recebe uma nova edição da Feira Negra de Fortaleza, que há cinco anos se consolida como espaço criativo e potente em que empreendedores negros expõem sua produção, incluindo alimentos, bebidas, roupas, acessórios, papelaria e outros produtos.

Às 11h, sobe ao palco o Grupo Batuque de Mulher, selecionado por meio do Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes 2024. Criado em parceria com movimentos de mulheres do bairro Conjunto Palmeiras, o coletivo surgiu da inquietação pela baixa participação feminina nas rodas de percussão. Por meio do toque do tambor e da valorização de grandes cantoras e compositoras como Elza Soares, Jovelina Pérola Negra, Clementina de Jesus, Lia de Itamaracá e Dona Ivone Lara, o grupo promove o protagonismo e o fortalecimento da identidade da mulher negra e celebra suas raízes ancestrais.

Na sequência, o som fica por conta do “Batuque do Dipas”, no Mercado AlimentaCE, a partir das 12h30. Liderado pelo artista Felipe de Paula, o projeto consiste em experimentação e pesquisa de um repertório em samba, que caminha entre canções tradicionais, modernas e autorais. Além de contemplar a forma estética das tradicionais rodas de samba, o show promove um som que privilegia ao mesmo tempo a harmonia e o protagonismo da percussão.

E como já é tradição, o Domingo na Estação conta ainda com atividade infantil de 10h às 13h. Desta vez, os pequenos podem se divertir com a oficina “Vivência de Monotipia Botânica para Crianças”, mediada pelos arte-educadores Fleuri Cardoso e Iuri Tavares. A atividade convida a criança a experimentar as possibilidades de expressão poética com a monotipia botânica — uma técnica de gravura que se baseia no aproveitamento da textura de elementos vegetais como flores, frutos e raízes no processo de gravação. Entre 11h e 12h, a criançada pode acompanhar também a Contação de Histórias  Afro-En-Cantos Ancestrais, com Patrícia Adjokè.

Serviço

Fim de semana na Estação das Artes

Dias 13 a 15.09

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

Entrada gratuita.

Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em

recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce, @kuyadesignceara, @mercadoalimentace e @institutomiranteceara

Programação detalhada da semana:

Sexta, 13

Festival Kuya Design Sul-americano*

18h às 21h30 – Numalaje, com DJs Lolost e DDzin +  Pocket Show de Angel History e Performers Yala e Sully Winnie

* A programação completa do festival está disponível em @kuyadesignceara

Acesso gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço

Classificação indicativa: 18 anos.

Sábado, 14

Festival Kuya Design Sul-americano*

18h30 às 19h45 – Carretera Sounds, com DJs Flávio Fonseca e Rodrigo Gadelha

20h às 21h30 – Show “Digital Belém”, com Saulo Duarte e participação de Aldo Sena

* A programação completa do festival está disponível em @kuyadesignceara

Acesso gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço

Classificação indicativa: 18 anos.

Domingo, 15

Domingo na Estação

10h às 15h – Feira Negra

10h às 11h – Contação de Histórias Afro-En-Cantos Ancestrais, com Patrícia Adjokè

10h às 13h – Oficina Infantil “Vivência de Monotipia Botânica para Crianças”, com Iuri Tavares e Fleuri Cardoso

11h às 12h – Batuque de Mulher

12h30 às 14h30 – Batuque do Dipas, no Mercado AlimentaCE

Acesso gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço

Classificação indicativa: Livre.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES