=Casa Beá, Mandir Restaurante e Le Gumis são alguns dos espaços gastronômicos encontrados na capital cearense para degustar comida vegana, durante todos os dias da semana
Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br
Com receitas desenvolvidas exclusivamente a partir de alimentos de origem vegetal, como verduras, grãos, leguminosas e frutas, a comida vegana vem, cada vez mais, ganhando o paladar do fortalezense. Na capital cearense é possível encontrar uma diversidade de espaços gastronômicos, que trabalham com receitas utilizando esse tipo de alimento natural. Para deixar o seu fim de semana mais saudável, e sem perder o sabor, O Otimista selecionou alguns restaurantes especializados neste tipo de alimentação.
CASA BEÁ
Intitulado o primeiro restaurante contemporâneo sem glúten e sem açúcar do Brasil, a Casa Beá oferece aos visitantes alimentos sem lactose, sem leite e veganos. De acordo com uma das proprietárias, Bruna Braga, o cardápio dispõe de um menu completo, com entradas, saladas, risotos, massa, sobremesas, assim como opções de pizzas, hambúrgueres, crepes, salgados e doces. Para harmonizar, opções low carb e também drinks e cervejas.
Com releituras de receitas tradicionais, a Casa Beá aposta em pratos para quem possui algum tipo de restrição alimentar, como intolerantes e alérgicos. “Nossa proposta é uma experiência completa de sensações: harmonia entre cores, sabores, texturas e aromas aguçando todos os sentidos e proporcionando felicidade”, diz.
Entre as dicas para degustar no restaurante, Espaguete vegano de shimeji e shitake ao molho tomate artesanal da casa, Nhoque de batata doce vegano com recheio de cogumelos (opção do menu de massas que você mesmo pode montar) e o Hambúrguer gourmet vegano (feito de lentilha com quinoa, camada de lâminas de pepino e rabanete, e homus de grão de bico). Para adocicar o paladar, a Trufa Vegana, cujo brigadeiro é feito à base de leite de coco.
Serviço: de domingo a quarta-feira (11h às 22 horas) | de quinta a sábado (11h às 23 horas). Mais: @casabearestaurante
MANDIR
Alimentar o corpo e abraçar a alma. Surgido em meados de 2010, o Mandir (significa “Local de Consagração”) traz em seu cardápio uma diversidade de pratos. “Fazemos com que os clientes não sejam apenas clientes e, sim, pessoas queridas nos visitando”, explica a proprietária, Maha Sati. Apostando na surpresa do que será servido ao cliente, todos os dias o restaurante oferece duas opções de pratos, acompanhados de arroz integral, feijão carioca ou lentilha/creme de ervilha, sabji (legumes variados na massala) e uma bebida de cortesia.
Entre as opções estão o Nordestino Light (vatapá cremoso e sem glúten, baião de feijão verde, farofa crocante de dendê e sabji), a Feijoada Mandiresca (feijão preto encorpado com legumes selecionados, couve manteiga no azeite de oliva, farofa crocante, vegzito – torresminho vegetal da casa -, arroz integral e sabji) e a Torta Pandita (massa com base de batata doce e ervas frescas, coberta com molho especial de cenoura e finalizada com champignon salteado no azeite de oliva). Também vale a pena conferir o Peichuchu, filezinhos com sabor de mar, empanados e fritos em óleo de girassol. Os alimentos não contêm glúten.
Serviço: todos os dias (com exceção do último domingo do mês), de 11h às 14h30min. Mais: @mandir.amor
LE GUMIS
“O Le Gumis nasceu como o ‘Primeiro Açougue Vegano’ de Fortaleza, com uma mercearia de produtos livres de ingredientes de origem animal e uma lanchonete com sanduíches e a tradicional Coxinha de Jaca Verde. Seguindo a demanda da região (Aldeota) por um local com almoço vegetariano estrito, começamos a servi-lo diariamente”, explica Robinson Garbes, proprietário do restaurante, ao lado da esposa Ana Paula.
Para satisfazer o paladar dos seus clientes diariamente, o Le Gumis disponibiliza três opções diárias de executivos no cardápio do almoço – sistema de prato do dia. Além delas, a casa disponibiliza sanduíches, salgados e pizzas, que são servidas de quinta a sábado.
Entre os pratos mais pedidos pelos clientes estão Estrogonofe Vegano, Lasanha de Berinjela, Baião de Feijão Verde no Creme de Castanha de Caju, Bobó de Palmito e a Feijoada Vegana do Le Gumis.
Serviço: terça-feira (11h às 15 horas) / quarta-feira a sábado (11h às 20 horas) / domingo (11h às 18 horas). Mais: @legumisvegano