Em carreira solo, Samuel Rosa se apresenta pela primeira vez em Fortaleza, no Iguatemi Hall. Com um show vibrante e eclético, o cantor mineiro promete um repertório que passeia por clássicos do Skank até canções do seu novo trabalho
Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br
Fortalezenses fãs do pop/rock nacional já podem tirar suas bandanas e jaquetas do armário. Samuel Rosa desembarca na capital cearense nesta sexta-feira, 20, com a sua mais recente turnê, Samuel Rosa Tour. O cantor se apresenta no Iguatemi Hall com um repertório que mescla grandes sucessos da sua trajetória como vocalista do Skank, com novas roupagens sonoras, e inéditas do seu mais recente e primeiro álbum solo, Rosa, como o hit Segue o Jogo.
“Guardo lembranças de todos os shows que a gente fez em Fortaleza, me lembro sempre de muita gente em todos eles. É um público que conhece muito a minha trajetória, a minha carreira, e tenho certeza que não vai ser diferente a empatia, a conexão nesse show que faremos aí, já agora nesse projeto da minha carreira solo”, expõe Samuel Rosa.
Show e repertório
Carregando a essência de sua carreira e mantendo fortes laços com o som que o consagrou, o cantor explica que a proposta da turnê é uma continuidade natural de sua trajetória musical, sem romper com o estilo que o tornou uma das vozes mais marcantes da música brasileira. “A minha proposta nesta nova turnê é não fugir do que eu sempre exerci, do que eu sempre fui. Foi isso que eu fiz durante a feitura do álbum. Muita gente, com razão, apontou o parentesco, as semelhanças desse álbum com as coisas do Skank. É óbvio, eu era o principal compositor lá. Então a turnê segue nessa toada”, revela Samuel.
Já quanto ao repertório do seu show, Samuel compartilha que, mesmo não sendo uma tarefa fácil, busca harmonizar músicas populares de sua trajetória com faixas que gosta de tocar. “Eu digo que não é uma coisa muito simples fazer um setlist para quem tem tanto tempo de carreira quanto eu, tantas músicas conhecidas. Claro que é um privilégio, mas não é tarefa fácil. Então, eu acho que o setlist, o repertório, ele conjuga coisas que eu gosto de tocar e coisas mais populares. Vez ou outra a gente traz uma música inesperada. Músicas conhecidas da minha trajetória, músicas do novo álbum e algumas versões que gravei com outros artistas que eu não tocava antes, que agora eu trago para esse show”, conta o artista.
Carreira solo
Após décadas à frente do Skank, com a atual turnê Samuel decreta uma nova fase da sua carreira. Sobre o assunto, o cantor revela que a decisão de interromper as atividades da banda veio de um desejo profundo de explorar novas formas de fazer música e de se cercar de diferentes referências. “É como se eu tivesse começando de novo, tem, claro, seus desafios, eu tô numa banda nova, tô com uma equipe nova, tô montando um repertório, enfim, junto com esse novo ciclo, esse novo projeto, tem também um disco novo, então tudo é um pouco diferente. Acho que a gente chega num certo ponto em que precisa de mudanças. As mudanças são vitais para que a gente se perpetue, para que a gente continue nessa caminhada. E é desafiador porque o público também precisa aprender o que é o Samuel Rosa solo”, pondera o cantor.
Novidades
Uma das notícias que mais causaram alvoroço nos fãs de Samuel Rosa foi a possibilidade de regravação do sucesso Vamos Fugir (Gimme Your Love) com a participação de Gilberto Gil. O artista teria feito o convite a Gil em um encontro na casa de Milton Nascimento. Samuel confirma a parceria, mas não revela detalhes. “Esse trabalho com o Gil me deixou muito feliz, mas a gente ainda está em estágio de concepção do projeto, não dá pra adiantar muita coisa porque a gente não sabe exatamente o que vai lançar, quantas músicas, quando vai ser, eu vou deixar isso um pouco pra frente. Agora o foco é total no Rosa, que acabou de sair”, explicita.
Sobre os próximos passos de sua carreira, o cantor evidencia mais novidades. “Daqui a pouco vamos lançar o Rosa Sessions, que é o Rosa tocado ao vivo no estúdio, depois eu trago mais detalhes com alguns convidados, então assim, entramos com a música na novela agora, Flores da Rua (…) ainda vamos trabalhar outras músicas, estou muito entusiasmado também com a performance desse álbum novo”, divulga.
Serviço
Samuel Rosa Tour
20 de setembro, às 21h30
Iguatemi Hall – Av. Sebastião de Abreu, 422 – Edson Queiroz
Vendas na Bilheteria Virtual (bilheteriavirtual.com.br)