Neste domingo (5), acontece o Grammy Awards 2023. O diferencial deste ano, pelo menos para nós, brasileiros, é que Anitta concorre na categoria de ‘Artista Revelação’, em sua estreia na premiação após o sucesso global de ‘Envolver’.
Entretanto, a concorrência não vai ser fácil. Artistas que ganharam o gosto do público, como a banda Måneskin, estão entre os preferidos. Conheça quem disputa o prêmio com a Girl From Rio:
Måneskin
A banda italiana se apresentou no Palco Mundo do Rock in Rio no ano passado, antes do Guns ‘n’ Roses, que fecharam aquela noite. A regravação de “Beggin”, versão da original lançada em 1967 pela banda The Four Seasons, é o seu maior sucesso e viralizou em redes sociais. Ele participaram ainda do programa “The X Factor”, na Itália, quando foram vice-campeões. Também podem ser considerados um dos favoritos na categoria.
Latto
A rapper estadunidense tem uma carreira em ascenção. O seu primeiro álbum é de 2020, chamado “Queen of da Souf”. Aumentou o seu alcance com a ajuda da rede social Tik Tok e é uma das mais citadas como favorita ao prêmio, segundo as publicações especializadas. Antes, ela ganhou o programa de TV “The Rap Game”, em 2016, o que lhe deu projeção no mercado. Lá, ela se apresentou como Miss Mulatto, o que inspirou o seu nome artístico.
Domi & Jd Beck
Representantes do jazz instrumental, a dupla é formada pela tecladista francês Domi Louna e pelo baterista estadunidense JD Beck. Ele se conheceram em 2018 e lançaram o primeiro álbum apenas em 2022,k intitulado “Not Tight”
Wet Leg
A banda britânica de indie rock surgiu em 2019 e formada por Rhian Teasdale e Hester Chambers. As duas são guitarristas e vocalistas. O single de estreia “Chaise longue” saiu em 2021. Também já foram indicadas ao Brit Awards.
Muni Long
A estadunidense Priscilla Renea Hamilton, de 33 anos, já tem uma carreira mais longa, assim como Anitta, com seu primeiro álbum ainda de 2009. Ela representa o R&B e ja compôs para nomes como Madonna, Rihanna, Demi Lovato e Ariana Grande, entre outros.
Samara Joy
Outra representante do jazz, a cantora tem apenas 22 anos e nasceu nos Estados Unidos. Sua voz potente também está concorrendo ao Grammy na categoria Melhor Álbum Vocal de Jazz por “Linger Awhile”. Em 2019, venceu o prêmio Sarah Vaughan International Jazz Vocal Competition.
Omar Apollo
Sucesso no TikTok, Omar nasceu nos Estados Unidos, mas é filho de pais mexicanos. Lançou a sua primeira canção em 2017, nas platafromas de streaming, mas o que o projetou mesmo foi sua carreira no YouTube.
Molly Tuttle
Mollly nasceu na Califórnia e, além de cantora e compositora, toca guitarra e banjo. Ela também é professora de Bluegrass, gênero interiorano estadunidense que surgiu na década de 1940. Ela é conhecida por seu virtuosismo na guitarra e já ganhou prêmios por isso. Tem carreira solo desde 2015 e foi diagnosticada com alopecia ainda criança, doença que provoca a queda de cabelo, tema que também traz para a sua arte.
Tobe Nwigwe
O rapper do Texas também é ator e interpretou Nick na série ‘Mo’, da Netflix, e já foi atleta de futebol americano até romper um ligamento do pé e desistir dos campos. Desde 2016, o descendente de nigerianos apresenta a sua música nas redes sociais e plataformas de streaming.