Nesta terça-feira (3), a cantora e compositora Rita de Cássica faleceu, em decorrência de uma fibrose pulmonar idiopática. A doença, que endurece os tecidos pulmonares, pode levar à perda da função do órgão e, por consequência, a óbito.
De acordo com o Ministério da Saúde, a fibrose pulmonar idiopática é uma forma crônica e progressiva de pneumonia. Ela causa fibroses (cicatrizes) nos pulmões, que levam ao endurecimento dos tecidos pulmonares, dificultando a respiração.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), as causas podem estar associadas a diversos fatores, incluindo a exposição a poluentes e fatores ambientais como mofo e penas, refluxo gastroesofágico e determinadas condições genéticas. Mas por ser idiopática, as reais causas são desconhecidas.
Os principais sintomas são tosse seca, falta de ar e fadiga ao realizar pequenos esforços, que e costumam piorar com o passar do tempo. A ocorrência desta doença é mais comum em homens com mais de 50 anos e pode estar associada ao tabagismo.
Atualmente, os tratamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são o uso de medicamentos que aliviam a tosse, as dores e que reduzem a inflamação, além do uso de oxigenoterapia. Também há a possibilidade de realização do transplante de pulmão, em casos mais graves.
Uma das maiores compositoras de forró
Rita de Cássia era famosa por composições como ‘Saga de Um Vaqueiro’, ‘Jeito de Amar’ e ‘Meu Vaqueiro, Meu Peão’. Teve suas letras interpretadas por bandas como Mastruz com Leite, Amelinha, Aviões do Forró, Catuaba com Amendoim e Frank Aguiar. Ao todo, teve mais de 500 canções interpretadas pelos mais diversos artistas de forró e ajudou a levar o forró a todo o Brasil.
O governador do Ceará Elmano de Freitas e diversos artistas, como Xand Avião, Solange Almeida, Eliane, Taty Girl e Iara Pamella, homenagearam a artista em suas redes sociais. Rita está sendo velada nesta quarta-feira (4) no Ginásio Lafaiete Anselmo, em Alto Santo, sua cidade natal. O sepultamento ocorre a partir das 17h no Cemitério Novo.