Saiba dicas para recuperar rotina do sono e acordar mais cedo após as festas de fim de ano

Pensando no retorno à normalidade após as festas de fim de ano, O Otimista traz dicas que podem ajudar quem precisa levantar mais cedo da cama. Criar cronogramas, evitar uso de telas e praticar atividades físicas são alguns dos caminhos

Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br

Depois das “confras” de Natal e festividades de Réveillon que estão por vir, é bastante provável que o sono de muita gente fique desregulado. Nestes casos, acordar cedo se torna um desafio a ser vencido, principalmente na retomada das atividades cotidianas. Para restabelecer o funcionamento normal do sono, segundo o médico neurologista Manoel Sobreira Neto, os cuidados devem começar na noite anterior ao despertar. Quem precisa acordar cedo, aponta, deve deitar mais cedo e em horários bem estabelecidos. O intuito, pontua, é criar uma rotina.

No dia seguinte, indica, o ideal é se expor à luminosidade. “Ao fazer isso, ocorre uma redução na produção de melatonina no corpo – substância responsável pela regulação do sono”, explica o também professor do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Corpo e sono regulados 
Uma das maneiras de despertar logo cedo é fazer o corpo se mexer. Uma das maneiras é através dos exercícios físicos. “A atividade ajuda bastante. Se possível, deve ser feita pela manhã, pois eleva os níveis de neurotransmissores que deixam o corpo em alerta. Quanto mais o indivíduo faz atividades físicas, mais facilidade terá de iniciar e concluir o sono”, detalha. O contrário, contudo, não é indicado. Segundo ele, a realização de atividades físicas em horários próximos aos de dormir pode acabar dificultando o processo.

Ainda neste sentido, com o dia finalizando, é importante se atentar ao consumo de produtos à base cafeína. “Café, chá preto e mate, refrigerantes devem ser evitados, particularmente após o período das 16 horas, pois podem evitar no atraso do início do sono e, consequentemente, na dificuldade de acordar no dia seguinte”, justifica.

Além disso, outro comportamento que merece atenção é o uso de telas. “A luminosidade de equipamentos eletrônicos diminui a produção de melatonina, atrasando o início do sono. Isto inclui TV, tablet, celular e videogame. O uso deve ser reduzido de uma a duas horas antes de deitar”, acrescenta Sobreira Neto. Doutor em Neurologia, ele indica que o período seja preenchido por atividades mais relaxantes, como leitura, de preferência em papel, meditação ou escutar música.

Existe uma indicação de que a média diária de sono do brasileiro é de oito horas por dia. Porém, de acordo com o neurologista, existem pessoas que necessitam de menos e outras de mais horas para se sentirem restabelecidas. “É importante destacar que as pessoas devem respeitar a necessidade individual de sono para garantir um bom funcionamento do corpo”, completa o especialista.

mais 
Confira dicas para conseguir levantar cedo 
– Durma mais cedo e respeite a necessidade individual do sono;
– Evite se expor às telas cerca de uma ou duas horas antes de dormir;
– Opte por leitura, meditação e música;
– Modere consumo de produtos com cafeína após 16h;
– Escolha um ambiente silencioso, calmo, confortável e com pouca luminosidade para dormir;
– Pratique atividades físicas pela manhã.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES